Lançamentos BWM: X3 M50 2025 e Mini Aceman 2025

A BMW chega com dois lançamentos no Brasil, para ampliar e diversificar sua linha de eletrificados. Esses são o novo X3 M50 e o Mini Aceman 2025.
A quarta geração do X3 chega ao mercado brasileiro, trazendo consigo a versão M50, que combina esportividade e eficiência através de um sistema híbrido leve de 48V. O SUV médio, que substitui o antigo X3 M40i, já está disponível para encomendas nas concessionárias por R$ 624.950.
Já o novo SUV Mini Aceman 2025, apresentado no Salão de Pequim em abril de 2024, busca se posicionar como uma opção intermediária entre o hatch Cooper e o SUV Countryman, mirando concorrentes como o Volvo EX30. O Aceman será oferecido em duas versões, ambas 100% elétricas: Aceman E e Aceman SE, com preços de R$ 254.990 e R$ 304.990, respectivamente.
BMW X3 M50 2025
Propulsão Híbrida Leve e Desempenho de Ponta
O coração do X3 M50 é um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha a gasolina, capaz de entregar 381 cv de potência e 55 kgfm de torque. Para complementar, um sistema híbrido leve de 48V adiciona 18 cv e 20,4 kgfm de torque em momentos de maior necessidade, elevando a potência combinada para 398 cv e o torque para 59,1 kgfm. Essa combinação garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. O sistema híbrido leve não só melhora o desempenho, mas também reduz o “turbo lag”, proporcionando respostas mais rápidas e lineares.
Além da eletrificação, o motor recebeu diversas atualizações, incluindo novos sistemas de admissão e exaustão, dutos de óleo otimizados, um virabrequim renovado e um turbocompressor recalibrado. Essas melhorias resultaram em um ganho de 11 cv e 4 kgfm em comparação com a geração anterior.
O sistema de escape ativo, com quatro saídas, garante que o X3 M50 mantenha o ronco característico da linha Motorsport, mesmo com a tecnologia híbrida.
Design Alinhado à Nova Identidade BMW
A nova geração do X3 adota a plataforma CLAR, que também é utilizada no elétrico iX, resultando em um design mais moderno e alinhado com a identidade visual da BMW. As linhas são mais suaves, mas a grade frontal se mantém imponente, com iluminação ao redor e a função de abrigar radares e sensores.
O X3 cresceu ligeiramente em dimensões, com 4,755 metros de comprimento (+34 mm) e um aumento na largura, mas ficou mais baixo para melhorar a aerodinâmica. A distância entre-eixos é de 2,865 metros, praticamente a mesma do modelo anterior.
A atenção aos detalhes aerodinâmicos é evidente, com o objetivo de aumentar a eficiência em todas as versões do X3.
Interior Tecnológico e Conectado
O interior do X3 M50 oferece duas telas integradas: um painel de instrumentos digital de 12,3″ e uma tela multimídia de 14,9″, ambas operando com o sistema BMW OS 9.
O sistema oferece diversas opções de personalização, desde a iluminação ambiente em LED até os modos de condução e a navegação GPS com informações de tráfego em tempo real. Um detalhe interessante são as saídas de ar laterais, localizadas nas portas, com a inscrição “X3”.
O pacote de equipamentos inclui Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado de três zonas, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, retrovisores com rebatimento e head-up display. O volante esportivo traz uma faixa vermelha, um clássico da BMW Motorsport.
Segurança e Assistência ao Motorista
O X3 M50 oferece um conjunto completo de assistências ativas e passivas, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, detector de ponto cego e sistema de estacionamento autônomo.
Futuros Lançamentos e Produção Nacional
A BMW planeja expandir a linha X3 no Brasil com a chegada da versão 30 xDrive, também com sistema híbrido leve, ainda este ano. A marca ainda não confirmou a vinda da versão híbrida plug-in nem a produção local do novo X3 na fábrica de Araquari (SC), que recebeu um investimento de R$ 1,1 bilhão no ano passado.
Mini Aceman 2025
Design e Dimensões
Apresentado no Salão de Pequim em abril de 2024, o Mini Aceman traz uma nova interpretação da identidade visual da marca, com faróis de formato complexo e uma grade trapezoidal que o diferencia do tradicional Cooper. O design remete ao Countryman, mas em um formato mais compacto.
As dimensões do Aceman são: 4.076 mm de comprimento, 1.754 mm de largura e 1.495 mm de altura. O interior acomoda cinco ocupantes e oferece um porta-malas com capacidade de 300 litros.
Motorização Elétrica e Autonomia: Duas Opções para Diferentes Necessidades
O Aceman é oferecido exclusivamente em versões elétricas. As duas opções de motorização e bateria oferecem diferentes níveis de desempenho e autonomia para atender a diversas necessidades.
- Aceman E (R$ 254.990): Equipado com um motor dianteiro de 184 cv e 29,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 42,5 kWh (38,5 kWh úteis). A autonomia, segundo o PBEV, é de 253 km. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,6 segundos. O tempo de recarga da bateria é de 28 minutos (10 a 80%) em carregadores DC e 4 horas e 15 minutos (0 a 100%) em carregadores AC.
- Aceman SE ( R$ 304.990): A versão SE possui um motor de 218 cv e 33,7 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. A bateria, com capacidade de 54,2 kWh (49,2 kWh úteis), garante uma autonomia de 270 km. O tempo de recarga é de 31 minutos (10 a 80%) em carregadores DC e 5 horas e 45 minutos (0 a 100%) em carregadores AC.
Interior e Tecnologia: Conectividade e Conforto
A tela circular Oled remete ao painel analógico do Cooper. Essa central multimídia sensível ao toque permite o controle de diversas funções do veículo, incluindo GPS, sistema de entretenimento, telefone, instrumentação, assistências de direção, climatização e aplicativos. O sistema busca equilibrar a modernidade com elementos clássicos da Mini.
Para aqueles que preferem controles físicos, o Aceman oferece botões para funções essenciais localizados abaixo da tela digital. O modelo também conta com comando de voz da Alexa, que pode ser ativado com o comando “Hey, Mini”.
O sistema de navegação GPS oferece indicações em realidade aumentada, semelhantes aos modelos da BMW. No entanto, o head-up display do Aceman é mais simples em comparação com modelos como o X3 ou Série 5.
O smartphone pode ser utilizado como chave de acesso ao Aceman, permitindo o controle de diversas funções por meio do aplicativo da marca, como acionamento da buzina, travamento e destravamento das portas, controle dos faróis e ajuste do ar-condicionado.
Segurança
O Mini Aceman 2025 oferece um conjunto de recursos de segurança e tecnologia projetados para auxiliar o motorista no dia a dia. O modelo conta com assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma emergencial. No entanto, o sistema ADAS do Aceman é menos avançado em comparação com outros veículos da BMW, não ajustando automaticamente a velocidade com base nas placas de sinalização nem realizando a troca de faixa de forma autônoma.
O Aceman possui um assistente de estacionamento que demonstra eficiência no reconhecimento de espaços disponíveis. O sistema pode iniciar as manobras de forma autônoma e exibe linhas indicativas e alertas de pontos cegos no painel, utilizando câmeras externas e sensores. Adicionalmente, o Aceman oferece a funcionalidade de estacionamento remoto via smartphone.
Veja também:
- Fiat Toro 2.2 Turbodiesel 2025: Novo Motor e Novo Preço
- BYD Oferece Desconto Agressivo de R$ 40.000 na Shark
- 7 Dicas Cruciais para Transitar em Ruas com Buracos