BYD Oferece Desconto Agressivo de R$ 40.000 na Shark

BYD Oferece Desconto Agressivo de R$ 40.000 na Shark

A BYD, está adotando uma estratégia ousada para impulsionar as vendas da BYD Shark, a primeira picape média híbrida plug-in que chegou ao mercado brasileiro em outubro: um generoso desconto de R$ 40.000 que a torna mais acessível que suas concorrentes a diesel mais equipadas. A medida visa reverter o desempenho de vendas abaixo do esperado e atrair um público que ainda demonstra forte preferência pelos motores a diesel, mas que pode se render aos encantos da tecnologia híbrida plug-in.

Este movimento se alinha à atual estratégia das montadoras chinesas no Brasil que, diante de um estoque considerável de veículos eletrificados importados da China estocados em portos e pátios de distribuição no Brasil, intensificaram suas promoções em fevereiro para liquidar o estoque remanescente, resultado das importações feitas para fugir do aumento do Imposto de Importação (II) para eletrificados.

Desconto Significativo Posiciona a Shark Abaixo de Hilux SRX Plus e Ranger Limited

A BYD anunciou a aplicação do desconto de R$ 40.000 em toda a sua rede de concessionárias, reduzindo o preço da Shark de R$ 379.800 para R$ 339.800. 

Essa redução estratégica a coloca em uma faixa de preço inferior à de picapes a diesel líderes de mercado, como a Toyota Hilux SRX Plus (R$ 346.290) e até mesmo à versão básica Ford Ranger Limited (R$ 341.900), a qual não possui recursos como piloto automático adaptativo, assistente de faixa, rodas aro 20 e quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas – itens de linha da picape chinesa. A versão mais completa da Ranger, que conta com todos os recursos citados, chega a R$ 361.900.

Números de Venda Aquém do Esperado Impulsionam Adoção da Estratégia de Desconto

A decisão de oferecer o desconto substancial pode ser interpretada como uma resposta direta aos números de venda que não atingiram as expectativas da BYD desde o lançamento da Shark. Entre outubro e dezembro de 2025, foram emplacadas apenas 313 unidades da picape, com um acréscimo de aproximadamente 100 unidades vendidas em janeiro. Diante desse cenário, a BYD busca reverter a situação, apostando em um preço mais competitivo para atrair os consumidores que tradicionalmente optam por picapes a diesel.

Além disso, temos o fato de que as montadoras chinesas se depararam com a necessidade de esvaziar seus estoques, inflados em razão do alto número de importações realizadas para fugir do aumento do Imposto de Importação, ocorrido em julho de 2024 e janeiro de 2025.

Dados da Anfavea indicam que, ao final de janeiro, o estoque de veículos eletrificados de origem chinesa no Brasil totalizava 42.844 unidades. Embora represente uma redução em relação ao pico de quase 80 mil unidades registrado em setembro de 2024, o volume ainda é considerado elevado, pressionando as marcas a adotarem medidas para acelerar o escoamento dos veículos.

Conjunto Híbrido Plug-in Promete Desempenho Exuberante e Eficiência, Mas Depende da Carga da Bateria

Um dos principais atrativos da BYD Shark reside em seu conjunto mecânico híbrido plug-in, que combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 183 cv e 26,5 kgfm com dois motores elétricos: um dianteiro de 231 cv e 31,6 kgfm e outro traseiro de 204 cv e 34,6 kgfm. A potência combinada do sistema alcança 437 cv, enquanto o torque máximo combinado é de 65 kgfm. Essa configuração garante um desempenho notável, permitindo que a picape acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A título de comparação, uma Ford Ranger V6 3.0 entrega 250 cv e 61,2 kgfm, e acelera de 0 a 100 km/h em 9,2s. 

No entanto, é importante ressaltar que a eficiência energética da Shark está intrinsecamente ligada ao nível de carga da bateria de 29,6 kWh. Quando a bateria está totalmente carregada, a picape prioriza o uso dos motores elétricos, proporcionando maior autonomia em modo elétrico e reduzindo o consumo de combustível. Por outro lado, em testes realizados com a bateria descarregada, o consumo aferido foi de 9,9 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada, o que demonstra que a Shark se comporta como um híbrido convencional nessas condições.

Equipamentos de Série Abrangentes e Design Arrojado Complementam os Atrativos da Shark

Além do conjunto mecânico inovador e do preço competitivo, a BYD Shark oferece uma lista de equipamentos de série abrangente e um design arrojado, que a diferenciam das picapes tradicionais. A picape chinesa conta com itens como piloto automático adaptativo, assistente de faixa, rodas de liga leve aro 20 e quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas, como já mencionado.

O Consumidor de Picapes a Diesel Aceitará a Proposta Híbrida Plug-in da BYD Shark?

A BYD deposita suas esperanças no desconto generoso e nos demais atributos da Shark para conquistar os consumidores e impulsionar suas vendas. A grande questão é se o público tradicional de picapes a diesel estará disposto a abraçar a tecnologia híbrida plug-in, abrindo mão da robustez e da autonomia tradicionalmente associadas aos motores a diesel em prol de um desempenho mais esportivo e da possibilidade de rodar em modo elétrico em curtas distâncias.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.