Mantendo o nível

Uma cena comum em trilhas é ver algum veículo fora de estrada mais antigo “perdendo” água pelo respiro do radiador, quando o motor é desligado. Logo se imagina ser algum problema com o sistema, mas normalmente não é nada. O “fenômeno” é causado pelo excesso de água no radiador. Ao desligar o motor, a temperatura da água aumenta e a pressão, causada pelos vapores, faz com que o excesso passe pela tampa do radiador (que é uma válvula) para não danificar o sistema.

nível do radiador (1448 x 972)

Por isso, ao reabastecer o radiador de seu carro, não encha até derramar. Procure deixar uma “folga” de aproximadamente dois dedos. Essa folga servirá como uma espécie de “vaso de expansão” e fará com que a água (normalmente misturada com etilenoglicol para aumentar seu ponto de ebulição, lubrificar o sistema e evitar ferrugem) não seja jogada para fora, poluindo o ambiente.

nivel do radiador (2) (2172 x 1458)

Mas, fique de olho quando o motor esfriar. Se o nível estiver mais baixo do que foi deixado, é sinal de que existe realmente alguma perda no sistema, que pode vir a causar um superaquecimento do motor.

 

Fotos: Emílio Camanzi

Ilustração: Paulinho Miranda

Um comentário em “Mantendo o nível

Deixe seu comentário: