Mantendo o nível

Mantendo o nível

Uma cena comum em trilhas é ver algum veículo fora de estrada mais antigo “perdendo” água pelo respiro do radiador, quando o motor é desligado. Logo se imagina ser algum problema com o sistema, mas normalmente não é nada. O “fenômeno” é causado pelo excesso de água no radiador. Ao desligar o motor, a temperatura da água aumenta e a pressão, causada pelos vapores, faz com que o excesso passe pela tampa do radiador (que é uma válvula) para não danificar o sistema.

nível do radiador (1448 x 972)

Por isso, ao reabastecer o radiador de seu carro, não encha até derramar. Procure deixar uma “folga” de aproximadamente dois dedos. Essa folga servirá como uma espécie de “vaso de expansão” e fará com que a água (normalmente misturada com etilenoglicol para aumentar seu ponto de ebulição, lubrificar o sistema e evitar ferrugem) não seja jogada para fora, poluindo o ambiente.

300x250

nivel do radiador (2) (2172 x 1458)

Mas, fique de olho quando o motor esfriar. Se o nível estiver mais baixo do que foi deixado, é sinal de que existe realmente alguma perda no sistema, que pode vir a causar um superaquecimento do motor.

 

Fotos: Emílio Camanzi

Ilustração: Paulinho Miranda

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br