Audi R8 Spyder V10, o míssil alemão

Static photo, Colour: Vegas Yellow

O novo Audi R8 Spyder V10 foi apresentado durante o Salão de Genebra, em março deste ano. Mas, foi só para dar água na boca de todo mundo, pois só agora foi iniciada a pré-venda do modelo em toda a Europa. Isso quer dizer que você já pode ir preparando o lugar dele na sua garagem, pois até o fim do ano ele também deverá estar por aqui.

Equipado com o V10 TFSI aspirado de 5,2 litros de cilindrada, que desenvolve 540 cavalos de potência e 55,07 kgfm de torque, o novo R8 Spyder combina de maneira singular o prazer de andar com a capota aberta com o desempenho. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 318 km/h.

Ele é construído quase que inteiramente à mão na fábrica perto da cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Nessa versão 2017, teve o design reformulado com linhas mais retas e até ganhou quatro centímetros na largura. O aperfeiçoamento do Audi Space Frame, combinando componentes de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono integrados na estrutura, permitiu que a rigidez torcional fosse melhorada em 50% em relação à geração anterior, melhorando ainda mais a dirigibilidade do esportivo. Graças a essa construção leve (seu peso total agora é de 1.720 kg em ordem de marcha), aliada ao sistema de roda livre, o novo R8 também é 10% mais econômico.

Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder
Audi R8 Spyder V10
Audi R8 Spyder V10
Audi R8 Spyder V10

O R8 Spyder V10 é equipado com um câmbio robotizado S-Tronic de dupla embreagem com 7 marchas, ligado à tração integral quattro da Audi. Por meio da embreagem eletro-hidráulica de multidiscos, o torque do motor é distribuído de modo continuamente variável, dependendo da forma de condução, chegando a direcionar até 100% da força para as rodas dianteiras ou traseiras em situações extremas.

Por meio de um botão à esquerda do volante, pode-se selecionar os vários modos de resposta do conjunto mecânico, enquanto que a partida e o desligamento do motor podem ser feitos em outro botão do lado direito. Opcionalmente, podem ser colocados mais dois botões, um para o modo “performance”, ideal para quem curte um “track day”, e outro que comanda as válvulas do sistema de escapamento para incrementar o som do V10. Todas as funções são de fácil acesso e de maneira que o motorista mantenha as mãos no volante.

Nessa mesma lógica, o R8 Spyder é equipado com o Audi Virtual Cockpit, quadro de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas, onde, além do velocímetro e contagiros, podem ser visualizadas as informações sobre torque e potência do motor, temperatura do óleo e dos pneus, número de voltas (para usar em um autódromo) e até a força G durante as acelerações, desacelerações e curvas. O R8 Spyder é também o primeiro modelo que pode mostrar o conteúdo selecionado do celular diretamente nessa tela virtual, por meio do Audi smartphone interface. Outro detalhe interessante do Spyder são os faróis com tecnologia a laser no facho alto, capazes de atingir uma distância duas vezes maior do que os modelos convencionais.

 

Fotos: divulgação Audi

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