Uno 2017, retoque no visual e novos motores

uno-2017-sporting

A Fiat acaba de colocar no mercado o Uno 2017. Apesar de ter recebido apenas alterações de estilo na frente, com uma nova grade e para-choque, foi o escolhido para a importante missão de ser o primeiro a receber a nova família mundial de motores 1.0 e 1.3 da FCA, chamada de Firefly. E é a grande novidade do modelo. A estratégia tem também o objetivo de colocá-lo num patamar acima, aumentando conteúdos de série e preço, deixando para o Palio Fire e o Mobi a tarefa de serem os carros de entrada da marca.

Os novos motores fazem parte de um projeto global e a fábrica em Betim é a primeira a fabricá-los, para serem utilizados nos modelos produzidos aqui e na fábrica argentina da FCA, que fica na cidade de Cordoba. Eles substituirão, gradativamente, os atuais 1.0 e 1.4 Fire, ainda usados em vários outros modelos da marca.

Entre as novidades, os novos motores 1.0 de três cilindros (a tendência atual da indústria automobilística) e o 1.3 de quatro cilindros, está no fato de adotarem a arquitetura de 2 válvulas por cilindro, ao contrário da concorrência que usa o esquema de 4 válvulas por cilindro. Esta arquitetura, além de permitir um torque maior em baixas rotações, tem o objetivo de reduzir ao máximo o número de partes móveis do motor, diminuindo, dessa maneira, os atritos internos e possibilitando um menor consumo de combustível. O resultado é que o 1.0 têm 72 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque, com gasolina, e 77 cavalos e 10,9 kgfm com etanol, enquanto que o 1.3 chega aos 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina e 109 e 14.2 kgfm com etanol.

Feitos com bloco e cabeçote de alumínio, possuem o cárter de óleo feito em chapa de aço, segundo a fábrica mais adequado às condições de ruas e estradas brasileiras, por ser bem mais resistente a impactos. Além de sistema de partida a frio sem tanque auxiliar, tem a maior taxa de compressão do mercado, com 13,2:1, usam corrente (que dura a vida toda do motor) para acionar o comando de válvulas e variador de fase para conseguir mais torque em baixas rotações. Outro detalhe interessante dos motores Firefly, é a construção modular, englobando os motores de 3 e 4 cilindros com uma única dimensão de pistão e cilindro nos dois casos. Esse tipo de concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode ser usado nos dois motores.

Com o intuito de aumentar a eficiência energética do modelo, o novo Uno traz, ainda: direção com assistência elétrica (que dispõe de modo City, para diminuir o esforço em manobras e baixas velocidades); novo eletro-ventilador que “rouba” menos energia do motor; alternador “inteligente” que só carrega a bateria em condições ideais; spoiler dianteiro; revestimento aerodinâmico sob o assoalho; convergedor de ar para o motor redimensionado para oferecer menor resistência; e pneus verdes, com menor atrito de rolamento. Além disso, todas as versões com o motor 1.3, inclusive as equipadas com o câmbio automatizado Dualogic, tem de série o sistema Start/Stop, que desliga e religa o motor em paradas.

No quesito segurança, o Uno 2017 recebeu um upgrade. Além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, tem auxiliar de partida em rampa e o ERM (Electronic Roll Mitigation), sistema anti-capotamento. Essas novidades na linha também são de série nos modelos com motor 1.3 e câmbio Dualogic, porém opcionais nos outros.

Veja, no domingo, o vídeo com as primeiras impressões no test drive com o novo modelo.


Preço de cada uma das seis versões no Uno 2017:

Uno Attractive 1.0                         R$ 41.480

Uno Way 1.0                                   R$ 42.970

Uno Way 1.3                                   R$ 47.640

Uno Way 1.3 Dualogic                  R$ 51.990

Uno Sporting 1.3                           R$ 49.340

Uno Sporting 1.3 Dualogic          R$ 53.690


Galeria de fotos:

Fiat Uno Attractive:

uno_attractive-2-1500-x-1000
uno_attractive-3-1500-x-1000
uno_attractive-11-1500-x-1000
uno_attractive-24-1404-x-936
uno_attractive-25-1404-x-936
uno_attractive-26-1223-x-912

Fiat Uno Sporting:

sporting_foto360o_facebook-1650-x-825
uno_sporting-1-1500-x-1000
uno_sporting-2-1500-x-1000
uno_sporting-3-1500-x-1000
uno_sporting-10-1500-x-1000
uno_sporting-32_dualogic-1335-x-912
uno_sporting-26-1404-x-936
uno_sporting-27-1368-x-912
uno_sporting-29-1344-x-912
uno_sporting-30-1404-x-936
uno_sporting-39-1209-x-925
uno_sporting-40-1373-x-923
uno_sporting-42_manual-1335-x-912

Fiat Uno Way:

uno_way_1-0_-3-1500-x-1000
uno_way_1-0_-4-1500-x-1000
uno_way_1-0_-5-1500-x-1000
uno_way_1-0_-24-1309-x-900
uno_way_1-0_-25-1343-x-895
uno_way_1-0_-27-1209-x-909
uno_way_1-0_-28-1355-x-903
uno_way_1-0_-29-1345-x-879
uno_way_1-3_-2-1404-x-936
uno_way_1-3_-6-1655-x-1116
uno_way_1-3_dualogic-20-1368-x-912
uno_way_1-3_-16-1361-x-882
uno_way_1-3_-10-1368-x-912

lista_de_equipamentos_attractive

lista_de_equipamentos_sporting

lista_de_equipamentos_way_1-0

lista_de_equipamentos_way_1-3


Fotos e vídeo: divulgação Fiat

Um comentário em “Uno 2017, retoque no visual e novos motores

Deixe seu comentário: