Uno 2017, retoque no visual e novos motores

Uno 2017, retoque no visual e novos motores

uno-2017-sporting

A Fiat acaba de colocar no mercado o Uno 2017. Apesar de ter recebido apenas alterações de estilo na frente, com uma nova grade e para-choque, foi o escolhido para a importante missão de ser o primeiro a receber a nova família mundial de motores 1.0 e 1.3 da FCA, chamada de Firefly. E é a grande novidade do modelo. A estratégia tem também o objetivo de colocá-lo num patamar acima, aumentando conteúdos de série e preço, deixando para o Palio Fire e o Mobi a tarefa de serem os carros de entrada da marca.

Os novos motores fazem parte de um projeto global e a fábrica em Betim é a primeira a fabricá-los, para serem utilizados nos modelos produzidos aqui e na fábrica argentina da FCA, que fica na cidade de Cordoba. Eles substituirão, gradativamente, os atuais 1.0 e 1.4 Fire, ainda usados em vários outros modelos da marca.

300x250

Entre as novidades, os novos motores 1.0 de três cilindros (a tendência atual da indústria automobilística) e o 1.3 de quatro cilindros, está no fato de adotarem a arquitetura de 2 válvulas por cilindro, ao contrário da concorrência que usa o esquema de 4 válvulas por cilindro. Esta arquitetura, além de permitir um torque maior em baixas rotações, tem o objetivo de reduzir ao máximo o número de partes móveis do motor, diminuindo, dessa maneira, os atritos internos e possibilitando um menor consumo de combustível. O resultado é que o 1.0 têm 72 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque, com gasolina, e 77 cavalos e 10,9 kgfm com etanol, enquanto que o 1.3 chega aos 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina e 109 e 14.2 kgfm com etanol.

Feitos com bloco e cabeçote de alumínio, possuem o cárter de óleo feito em chapa de aço, segundo a fábrica mais adequado às condições de ruas e estradas brasileiras, por ser bem mais resistente a impactos. Além de sistema de partida a frio sem tanque auxiliar, tem a maior taxa de compressão do mercado, com 13,2:1, usam corrente (que dura a vida toda do motor) para acionar o comando de válvulas e variador de fase para conseguir mais torque em baixas rotações. Outro detalhe interessante dos motores Firefly, é a construção modular, englobando os motores de 3 e 4 cilindros com uma única dimensão de pistão e cilindro nos dois casos. Esse tipo de concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode ser usado nos dois motores.

Com o intuito de aumentar a eficiência energética do modelo, o novo Uno traz, ainda: direção com assistência elétrica (que dispõe de modo City, para diminuir o esforço em manobras e baixas velocidades); novo eletro-ventilador que “rouba” menos energia do motor; alternador “inteligente” que só carrega a bateria em condições ideais; spoiler dianteiro; revestimento aerodinâmico sob o assoalho; convergedor de ar para o motor redimensionado para oferecer menor resistência; e pneus verdes, com menor atrito de rolamento. Além disso, todas as versões com o motor 1.3, inclusive as equipadas com o câmbio automatizado Dualogic, tem de série o sistema Start/Stop, que desliga e religa o motor em paradas.

No quesito segurança, o Uno 2017 recebeu um upgrade. Além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, tem auxiliar de partida em rampa e o ERM (Electronic Roll Mitigation), sistema anti-capotamento. Essas novidades na linha também são de série nos modelos com motor 1.3 e câmbio Dualogic, porém opcionais nos outros.

Veja, no domingo, o vídeo com as primeiras impressões no test drive com o novo modelo.


Preço de cada uma das seis versões no Uno 2017:

Uno Attractive 1.0                         R$ 41.480

Uno Way 1.0                                   R$ 42.970

Uno Way 1.3                                   R$ 47.640

Uno Way 1.3 Dualogic                  R$ 51.990

Uno Sporting 1.3                           R$ 49.340

Uno Sporting 1.3 Dualogic          R$ 53.690


Galeria de fotos:

Fiat Uno Attractive:

[su_slider source=”media: 6949,6950,6951,6952,6953,6954″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

Fiat Uno Sporting:

[su_slider source=”media: 6955,6956,6957,6958,6959,6964,6960,6961,6962,6963,6965,6966,6967″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

Fiat Uno Way:

[su_slider source=”media: 6968,6969,6970,6971,6972,6973,6974,6975,6976,6978,6984,6983,6979″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]


lista_de_equipamentos_attractive

lista_de_equipamentos_sporting

lista_de_equipamentos_way_1-0

lista_de_equipamentos_way_1-3


Fotos e vídeo: divulgação Fiat

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br