Teste do novo Polo 2023

Teste do novo Polo 2023

Este é o novo Polo 2023. Tem a missão de substituir o Gol e se reposicionar no mercado para enfrentar melhor a concorrência, leia-se Onix e HB20. Segundo a Volkswagen, ele evoluiu. Mas o que eu acho é que ele involuiu. Deixa eu te contar.

 

 

Informações técnicas do Polo 2023:

Ficha Técnica Novo Polo 170TSI

Lista de equipamentos de série e opcionais Polo 2023

 

Bom pra começar, é legal lembrar que o Polo está comemorando 20 anos de produção no Brasil. E agora para a linha 2023, acabou mudando seu conceito de carro premium, para se tornar mais acessível. Mesmo nas versões topo de linha, como a Comfortline e Highline, que tiveram de abrir mão de alguns predicados para isso. Como a perda dos freios a disco nas rodas traseiras e ganhar um motor mais fraco.

Hoje vamos conferir a novidade na linha Polo: a versão 170 TSI, que tem motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas. É a primeira vez que o modelo recebe essa combinação. Pode parecer um pouco estranho em um mercado onde o câmbio automático hoje é o mais desejado. Mas muita gente ainda prefere esse tipo de transmissão, que tem a vantagem de diminuir o consumo e melhorar o desempenho devido às menores perdas mecânicas em relação ao automático. E, claro, custar menos permitindo um preço final do veículo menor.

Então vamos ao Polo 170 TSI. As alterações de design para a linha 2023 foram pontuais. Todas as versões têm a frente com novo para-choque e conjunto ótico com faróis e DRL em LED; e, na traseira, as mesmas lanternas, porém com nova configuração interna. Nesta versão, as rodas são em liga leve de aro 15 polegadas.

Ficou com uma cara mais moderna e bonita, integrada com o restante. Agora vamos ao interior. Tudo bem que esta é uma versão de entrada. Mas pelo que custa, ficou simples demais.

 

Polo 170 TSI    R$ 92.990

(dezembro 2022)

 

O interior é todo em plástico. Pelo menos é de boa qualidade e com diferentes texturas. Uma faixa central no painel lembrando fibra de carbono e bons arremates, ajudam a diminuir a realidade. Superfícies macias ao toque, com o mesmo tecido dos bancos, só nos apoios de braço das portas dianteiras.

E tem mais… Os bancos, em todas as versões, agora têm apoio de cabeça fixo, mais baratos de serem produzidos. A exceção fica por conta do central no banco traseiro, pois se fosse fixo acabaria com a visibilidade para trás. O quadro de instrumentos é digital, só apresenta números e não tem mais o conta-giros, instrumento importante em um carro com câmbio manual. A multimídia, de 8 polegadas é legal, mas ainda usa cabo pra conexão de celular e só tem mais duas portas na frente e do tipo C.

Você acha que acabou? Naaão… Tudo bem, tem de série ar-condicionado manual, sensor de estacionamento traseiro e espelho retrovisor externo do lado direito que rebate ao engatar a ré.

Mas acredite, o volante não tem regulagem nem de ALTURA! Ô dona Volkswagen, aí já é economia demais, não?

Já no quesito segurança o Polo estacionou. Continua com os 4 airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa e frenagem automática pós-colisão. Não tem nenhum sistema semiautônomo de auxílio. Motivo que caiu de 5 para 3 estrelas no Latin N-Cap.

E na mecânica? A tesoura também andou por aqui. Pra começar o motor 1.0 turbo de 3 cilindros teve sua potência e torque diminuídos com um novo mapeamento da central eletrônica. Com etanol caiu de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque do Polo 200TSI, para 116 cavalos e 16,8 kgfm no novo.

 

Motor 1.0 turbo flex – 12V

                          200 TSI         170 TSI

                             G / E              G / E

Potência (cv)     116 / 128      109 / 116

Torque (kgfm)  20,4 / 20,4   16,8 / 16,8

 

O resultado disso, é que o desempenho, mesmo contando com o ótimo câmbio manual de cinco marchas que sempre foi referência no mercado e que absorve menos potência em comparação a um automático, o desempenho saiu prejudicado.

 

Desempenho

                              200 TSI       170 TSI

                                          G / E          G / E

0 a 100 km/h (s)           10,1 / 9,6    10,2 / 10,1

Vel. máxima (km/h)     187 / 192    193 / 197

Segundo a Volkswagen, essa redução foi para melhorar o consumo, mas… Tudo bem, o novo Polo 170 TSI mostrou-se bem econômico. Em nosso circuito cidade/estrada, chegou a bons 10,7 km/l de etanol e 15,3 km/l de gasolina. Só que ficou devendo quando fomos comparar com o resultado que obtivemos com Polo 200 TSI Comfortline que testamos nesse nosso mesmo circuito, e que chegou a excelentes 17,7 km/l de gasolina.

Mas a tesoura da economia, continuou cortando. Já que diminuiu potência e desempenho, a vítima seguinte foram os freios a disco nas rodas traseiras, um dos diferenciais do Polo em relação à concorrência. Passaram a ser a tambor, mais baratos, e caindo no lugar comum. Tudo bem, o sistema continua cumprindo bem sua função. Mas perderam em progressividade.

Bom, pelo menos em alguma coisa ele evoluiu. Continua levando quatro adultos e uma criança com bom espaço, além de ter um porta-malas razoável graças à plataforma MQB.

Capacidade do porta-malas: 300 l (VDA)

Porém com uma nova calibragem da suspensão, ficou mais macio, confortável e silencioso ao rodar, mesmo em pisos irregulares.E o melhor é que, graças também ao bloqueio eletrônico do diferencial, continua fazendo curvas muito bem.

Apesar da menor potência e graças ao bom câmbio manual de engates precisos, o novo Polo 170 TSI é espertinho e gostoso de dirigir. O único senão fica por conta de um turbo lag em baixas rotações, acredito que abaixo de 2.000 já que sem o conta-giros não dá pra precisar, que incomoda no para e anda do trânsito. Enfim, com todas essas alterações o novo Polo até diminuiu de preço e tem versões mais em conta como esta 170 TSI. Mas não é barato assim e, pelo que custa, deveria oferecer algumas coisas a mais. Como por exemplo, um volante com uma simples regulagem de altura.

Polo 170 TSI     R$ 92.990

(dezembro 2022)

Ou seja, pelo que vimos é difícil dizer que o Polo 2023 evoluiu. E uma coisa é certa, o novo tá é deixando saudade do velho.

Um abraço e até a próxima.

 

Notas do Emilio

 

Desempenho                7

Consumo                       9

Segurança                     7

Estabilidade                  8

Acabamento                  7

Espaço interno              8

Porta-malas                   8

Custo-benefício            6

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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