Teste do Arrizo 6 Pro!

Teste do Arrizo 6 Pro!

Em um mercado aonde os SUVs são os preferidos pela grande maioria, continuar apostando também em um sedã médio requer um pouco de coragem. E é o que a CAOA-Chery vem fazendo, tanto que até criou uma versão mais sofisticada: a Arrizo 6 Pro. Então, vamos ao teste.

Produzido também na fábrica da CAOA-Chery em Jacareí, São Paulo, o Arrizo 6 Pro, baseado na versão GSX, continua causando interesse no mercado. Se destaca pelas diferenças no design. Na frente a grade, faróis em LED e para-choque são novos; de lado as rodas aro 17 e, na traseira, as lanternas em LED, tampa do porta-malas e para-choque.

Um conjunto que o diferencia bem da outra versão e agrada mais. Claro que o interior também mereceu uma repaginada. O painel é novo, bem como o quadro de instrumentos digital e configurável com três opções de leiaute, e a central multimídia, com espelhamento de celular, ambos com tela 10,25 polegadas, boa definição e duas portas USB na frente e uma atrás; bons bancos, revestidos em couro sintético com novo desenho; e um novo console com direito a alavanca de seleção das marchas tipo joy stick, mais pratica no manuseio, completam o interior.

No acabamento e espaço interno também se sai bem. Materiais de boa qualidade, arremates corretos, painel emborrachado e superfícies macias nos apoios de braço das portas e console central, dão um ar de requinte complementado pela luz ambiente configurável em várias cores. Com bancos confortáveis, acomoda bem cinco adultos, com boa folga para as pernas dos que sentam atrás. Só o ressalto no encosto e túnel no incomodam quem vai ao meio no banco traseiro. E o porta-malas, tem ótimos 570 litros de capacidade!

Capacidade do porta-malas: 570 litros.

Não dá pra querer mais, né?

Uma das boas novidades desta versão, é a câmera 360 graus que agora é de alta resolução e que auxilia bastante nas manobras. Entre os equipamentos de série, teto solar elétrico; chave com abertura e fechamento das portas por aproximação; partida por botão; banco do motorista com regulagens elétricas; sensor crepuscular; freio de estacionamento eletromecânico; auto hold; e partida remota.

Mas tem umas mancadas que não dá pra acreditar… O ar-condicionado, que tem saídas para o banco traseiro, é manual e de uma zona só; o espelho retrovisor interno não é eletrocrômico; não tem sensor de chuva; tem lugar para o carregador de celular por indução, mas não existe; e, pra encerrar, o volante só tem regulagem de altura.

Ô dona CAOA, num carro dessa categoria, é chutar a bola pra fora. E olha, que tem mais… É no quesito segurança. Tudo bem, o Arrizo 6 PRO conta com seis airbags, controles eletrônicos de tração, estabilidade e partida em rampa e ganhou o importante sensor de ponto cego com aviso visual e sonoro. Mas apesar de ter o local para colocar o radar no para-choque, não tem o ACC; muito menos alerta de colisão com frenagem autônoma, nem assistente de permanência em faixa e, pra encerrar, as portas não trancam automaticamente quando o carro começa a se movimentar.

Num carro dessa categoria e preço, isso é mancada das grandes, não?

 

                    Arrizo 6 Pro

                    R$ 149.990

                    (abril 2022)

 

Na mecânica sem novidades. Usa o mesmo conjunto mecânico do outro Arrizo 6. Motor 1.5 turbo flex que entrega até 150 cavalos com etanol e adequados 21,4 quilos de torque com ambos os combustíveis.

 

                    Motor 1.5 turbo flex – 16 V

                                           Gasolina      Etanol

                    Potência (cv)      147           150

                    Torque (kgfm)    21,4          21,4

 

O bom é que esse torque máximo chega já a 1.750 rotações o que permite arrastar os 1.364 quilos do Arrizo 6 PRO com facilidade mesmo quando está carregado.

 

                    Peso: 1.364 kg

 

A cereja do bolo do conjunto mecânico continua sendo o câmbio automático tipo CVT, com nove marchas simuladas. Com a suavidade nas trocas das marchas simuladas, típicas desse tipo de câmbio, e bem calibrado, mantém o motor sempre no ponto certo para respostas rápidas nas retomadas de velocidade. Além de trocas sequenciais manuais na alavanca.

Outra coisa boa é que o conjunto tem dois modos de condução no Drive. Um é o ECO, que é o modo normal e privilegia o consumo de combustível, antecipando as mudanças das marchas; o outro é o Sport, que além de mudar o mapa do acelerador, fazendo com que o motor responda mais rápido, retarda as trocas, incrementando o desempenho de forma bem perceptível e deixando o carro com uma pegada mais arisca e agradável pra quem curte dirigir.

 

                    Desempenho

                    0 a 100 km/h (s)                       9,1

                    Retomada 80 a 120 km/h (s)   6,0

                    Vel. máxima (km/h)                 190

 

E o consumo se manteve em níveis bem razoáveis. Detalhe interessante, é que este modelo cravou o mesmo consumo do último Arrizo 6 que testamos, com médias em nosso circuito padrão cidade/estrada de 8,3 km/l de etanol e 11,7 km/l de gasolina. Poderia ser melhor caso tivesse um sistema stop/start.

 

                    Consumo médio (circuito cidade/estrada)

                    Etanol                   8,3 km/l

                    Gasolina              11,7 km/l

 

Uma boa constatação é rodar com o Arrizo 6 PRO. Apesar de ser calçado com rodas de aro 17 polegadas com pneus de perfil baixo, não se ouvem ruídos incômodos no interior. Mesmo em pisos irregulares. O que demonstra também o bom tratamento acústico e rigidez estrutural da carroceria. E apesar da suspensão, independente na frente e de eixo de torção atrás, ser do tipo firme que privilegia a boa estabilidade, não compromete o conforto. Os freios a disco nas quatro rodas se mostraram eficientes e a direção elétrica com peso correto e que se comunica bem com o solo, completam o prazer ao dirigir.

E aí, vale a pena? Bem, e diria que valia a pena quando foi lançado com o preço promocional em outubro do ano passado. Hoje custa praticamente a mesma coisa que alguns de seus concorrentes e que, em alguns casos, oferecem mais conteúdo. Além disso, a diferença de preço dele em relação ao Arizzo 6 GSX, que tem o mesmo tamanho, conjunto mecânico, espaço interno e apenas alguns detalhes a menos, fazem com que a relação custo/benefício do Arrizo 6 PRO não seja das melhores.

 

                    Arrizo 6 GSX     R$ 128.490

                    Arrizo 6 PRO    R$ 144.990

                    (abril 2022)

 

Quer dizer, no fundo o grande diferencial entre os dois sedãs médios da CAOA-Chery é praticamente só o design. Claro, mais bonito no Arrizo 6 PRO. Um abraço e até a próxima”

 

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Notas do Emilio

Desempenho                    8

Consumo                         8

Segurança                       9

Estabilidade                      8

Acabamento                     8

Espaço interno                 9

Porta-malas                     10

Custo/Benefício                6

 

Informações técnicas do Arrizo 6 Pro:

Ficha Tecnica – CAOACHERY Arrizo 6 PRO

Lista Equipamentos – CAOACHERY Arrizo 6 PRO

 

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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