Porsche Macan Turbo Performance, SUV ou esportivo?

Porsche Macan Turbo

Bom, quando o assunto é Porsche, essas duas categorias se confundem bastante. Ainda mais agora, com a última novidade da casa de Stuttgart: o Porsche Macan Turbo com o Pacote Performance. Segundo a fábrica, com esse pacote, o “Macan Turbo agora é o topo de linha do modelo, impressionando pela melhoria de suas propriedades de direção, maior agilidade e um apelo emocional ainda maior”.

Falsa modéstia? Nem tanto, afinal o motor V6 de 3,6 litros de cilindrada e biturbo, agora entrega 440 cavalos de potência, 40 a mais do que o Macan Turbo, fazendo o SUV compacto (ou esportivo?) acelerar de 0 a 100 km/h em singelos 4,4 segundos e chegar aos 272 km/h. Difícil de querer mais em um SUV, não?

Claro que o torque máximo também aumentou: agora, entrega 61,2 kgfm (5,1 a mais que a versão turbo “normal”), numa faixa de 1.500 a 4.500 rotações por minuto, fazendo com que as retomadas de velocidade de 80 a 120 km/h sejam feitas em 2,9 segundos! Mas, nem por isso ele chega a ser um gastador: ainda é capaz de fazer médias de 10,7 km/l de gasolina.

Com tanta potência e torque à disposição, era preciso acertar também o restante da mecânica. Para começar, os freios ganharam discos dianteiros maiores, com 390 milímetros de diâmetro, com pinças de seis pistãos. A suspensão foi rebaixada em 15 milímetros e tem gerenciamento ativo para permitir um comportamento ainda mais esportivo na estrada ou pista. Se você quiser ainda mais, dá para colocar, opcionalmente, suspensão a ar com função de autonivelamento e regulagem de altura, permitindo rebaixar mais 10 milímetros.

Porsche Macan Turbo
P16_0688_a5_rgb
P16_0689_a5_rgb
P16_0696_a5_rgb
P16_0695_a5_rgb
P16_0692_a5_rgb
P16_0693_a5_rgb

Ele vem de série com o pacote Sport Chrono, que pode aumentar ainda mais o desempenho do Macan Turbo. No modo Sport Plus, por exemplo, chassi, motor e transmissão são programados para um comportamento explicitamente esportivo, incluindo um som diferenciado no sistema de escapamento exclusivo.

A tração é integral e a transmissão é a famosa PDK da Porsche, com sete marchas e dupla embreagem, que permite trocas de marchas rápidas, visando o máximo de aceleração.

Dá para personalizar ainda mais o Porsche Macan Turbo Performance, como o “package turbo exterior”, com rodas de 21 polegadas de diâmetro, com desenho igual às do Porsche 911 Turbo e faróis em LED, entre outros detalhes.

Quem quiser já pode encomenda-lo na Alemanha, a partir de 91.142,90 euros, algo em torno de 330 mil reais. No Brasil, provavelmente será comercializado em 2017, mas ainda não tem preço, nem os pacotes de equipamentos definidos.

 

Fotos: divulgação Porsche

Deixe seu comentário: