O três em um

Hyundai Ioniq

 Se você é de uma geração anterior, deve se lembrar do famoso 3 em 1. Era o mesmo aparelho que reunia três diferentes sistemas de som: radio (AM e FM), reprodutor de fita cassete e CD. Mas, o que isso tem a ver com automóvel? É que a Hyundai está preparando o lançamento, por esses dias, na Coréia, do Ioniq, o primeiro carro da história oferecido com três opções de motorizações elétricas e híbridas diferentes.

Desenvolvido pela Hyundai Motor Company, o Ioniq, um sedã médio, usa uma plataforma única para as três modalidades de trem de força: totalmente elétrico, híbrido plug-in gasolina/elétrico ou híbrido gasolina/elétrico.

IONIQ A Leap Forward for Hybrid Vehicles (3) (2258 x 1302)

Com um perfil em forma de cupê, o Ioniq tem, nas linhas aerodinâmicas, um aliado para se locomover com o menor consumo de energia. Além das características que identificam os carros da Hyundai de frente, como a grade hexagonal, os designers deram uma perspectiva futurista às linhas. Detalhe que se estende também no interior, para inspirar as credenciais híbridas do carro.

IONIQ A Leap Forward for Hybrid Vehicles_interior (1841 x 1032)

Construído sobre um chassi criado especificamente para abrigar as três opções de motorização, o Ioniq utiliza, em 53% de sua carroceria, um avançado aço de alta resistência combinado com várias partes em alumínio. O resultado foi uma carroceria 45% mais leve do que se fosse feita toda em aço. Uma das preocupações, também, foi com o comportamento dinâmico e a dirigibilidade do veículo, para que proporcione também muito prazer ao dirigir. Suspensão independente nas quatro rodas e do tipo multilink na traseira, garante a boa estabilidade nas curvas.

A versão híbrida será equipada com um motor Kappa 1.6, desenvolvido especialmente para essa versão, que fornece 105 cavalos e 15 kgfm de torque. É acoplado a um motor elétrico que entrega mais 47 cavalos e 17,3 kgfm de torque, o que garante boas acelerações. A bateria de íons de lítio fica sob o assoalho à frente do tanque de combustível. O Ioniq também será equipado com um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Ele começará a ser fabricado e colocado no mercado no final deste ano, mas as encomendas já podem ser feitas na Coréia. Será também apresentado no Salão de Genebra e no Salão de Nova Iorque, ambos em março.

 

Fotos: divulgação Hyundai

 

Deixe seu comentário: