Mantendo a pose

De vez em quando, é bom dar uma olhada nas molas do seu 4×4, já que são elas que fazem as rodas ficarem em contato com o solo, principalmente quando se trafega por pisos acidentados. Se as molas não estiverem em bom estado, a tração fica comprometida (pois a roda salta) e sair do sufoco vira um “sufoco” mesmo.

Claro que, se seu off-road já está mais baixo de um lado do que do outro, é sinal claro de que as molas (ou mola) daquele lado estão com algum problema e necessitando serem trocadas. Na verdade, o melhor é ficar de olho o tempo todo mesmo quando, aparentemente, elas estão normais. Ocorre que, com o uso freqüente em situações críticas, sua flexibilidade tende a aumentar mais rapidamente, sem falar que as buchas de suspensão também se desgastam com maior rapidez, criando folgas no sistema e prejudicando a dirigibilidade.

Formiguinha 019 (1320 x 990)

Por isso, pelo menos uma vez a cada seis meses, faça uma revisão da suspensão, incluindo nela os amortecedores. Veja, principalmente, se todos os parafusos estão presos e se não há alguma bucha quebrada ou, no caso das molas semielípticas, alguma lâmina quebrada.

 

Fotos: Vania Camanzi

Deixe seu comentário: