NOTÍCIA – Nissan GT-R

Prepare-se, o monstro chega ano que vem.

Agora é oficial. O famoso Nissan GT-R, conhecido também como Godzilla – nome daquele monstro fictício japonês que destrói cidades e um dos superesportivos mais cultuados do mundo – vai chegar ao Brasil, importado pela própria fábrica, no ano que vem. A decisão foi tomada depois que ele foi mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo e fez o maior sucesso.

Não que seja uma novidade completa. Algumas unidades já rodam por aqui trazidas por importadores independentes. A boa notícia é que, agora, poderá ser visto com uma freqüência maior.

Ícone da indústria automobilística mundial, o GT-R desfila ao lado de Ferraris, Porsches e Lamborghinis com a mesma imponência. Exagero? Nem tanto. Afinal, entre os carros esportivos de série, é o que detém, desde 2013, a volta mais rápida no antigo traçado de 22 quilômetros de extensão do circuito de Nurburgring, na Alemanha, conhecido como Nordschleife: 7,08 minutos. Esse circuito foi usado para provas de F1 até 2007. Atualmente, são disputadas algumas corridas de resistência, como a 24 Horas de Nurburgring, e é usado também pelas fábricas como pista de desenvolvimento e testes de carros superesportivos. E ser o mais rápido ali, hoje é referência mundial.

O GT-R é fabricado exclusivamente na unidade da Nissan em Tochigi, no Japão. São apenas 1.000 unidades por mês e o carinho é tanto que o motor V6 3.8 biturbo de 552 cavalos, é montado artesanalmente na fábrica de Yokohama, dentro de uma sala especial, livre de poeira. Cada unidade recebe uma placa com o nome do engenheiro responsável por sua montagem, conhecido como “Takumi”, ou mestre artesão em japonês.

O motor é acoplado a uma tração integral com uma caixa de transferência que permite que o torque seja transferido totalmente para as rodas traseiras ou dividido em 50% em cada eixo, dependendo dos dados de velocidade, aceleração lateral, deslizamento dos pneus, superfície do piso e da curva a ser feita. Resultado: é capaz de arrancar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chegar aos 315 km/h!

O preço do “monstro” no Brasil ainda não está definido. Mas, com certeza, será bem mais atrativo que seus concorrentes de sangue azul.

 

Fotos: divulgação Nissan

Um comentário em “NOTÍCIA – Nissan GT-R

  1. Este GT-R é maravilhoso, já vi um de perto e é uma obra de arte sobre quatro rodas. Lembro-me também que ele era o carro que eu mais venci em jogos de corridas e isto acaba invadindo nosso inconsciente, criando fantasias e sonhos na cabeça de quem é apaixonado por carro.

Deixe seu comentário: