Nissan March, o ligeirinho

Nissan March, o ligeirinho

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Se há uma coisa da qual o Nissan March 1.6 se beneficia, é da chamada relação peso/potência. Ou seja, apesar do motor 1.6 – que não é dos mais potentes do segmento – com os 980 kg que pesa o carro todo, é um dos mais “ligeirinhos” na categoria dos compactos de nosso mercado. O melhor disso é que essa qualidade também se traduz em baixo consumo de combustível. Só para ter uma ideia, no circuito de teste, que é metade cidade/metade estrada, fez médias de 9,6 km/l de etanol e 13,2 km/l de gasolina, que o coloca, também, entre os melhores nesse quesito, fazendo jus à classificação A no selo do Inmetro.

Mas, vamos ao carro. Andamos na versão 1.6 SL, a topo de linha, com o chamado pacote Colors, que se caracteriza por uma combinação de cores contrastantes entre a carroceria e alguns elementos, como o aerofólio, capas dos retrovisores, maçanetas externas e frisos laterais, além de um tapete no interior, com a borda na mesma cor. São quatro combinações: branco com vermelho, vermelho com branco, preto com branco e branco com azul, como este.

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O resultado deixou o March com um visual mais alegre, mas nada que interferisse muito em seu design, que é bem peculiar e não é o seu forte. Algo do tipo: ou você gosta ou não gosta.

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Internamente, a coisa muda um pouco de figura. Tem lugar para cinco pessoas e quem vai atrás não se decepciona com o espaço disponível. Só quem senta no meio é que vai um pouco incomodado, por causa do pequeno túnel no assoalho e o fim do console e, ainda, não tem apoio de cabeça nem cinto de três pontos; só o subabdominal. Uma mancada! Na frente, o espaço é bom, porém os assentos são um pouco curtos, não apoiando direito as pernas, o que causa cansaço depois de algum tempo. O porta-malas, com 265 litros de capacidade, está na média dos hatch compactos do segmento.

O acabamento, apesar de abusar do material plástico duro, é correto, com bons arremates. O painel segue o mesmo estilo arredondado do exterior e agrada, com um quadro de instrumentos bem visível e de fácil leitura. O console central abriga os comandos do ar-condicionado e a bem localizada tela do sistema multimídia, de 6,2 polegadas. Interessante é o sistema que a Nissan disponibiliza: por meio do Bluetooth, você pode comandar, pela tela tátil, o conteúdo em streaming e o do próprio telefone. Algo bem simples de ser usado, principalmente por quem ainda não é propriamente do ramo, quando se fala em conectividade. O sistema conta ainda com câmera de ré, mas dispensa os sensores de estacionamento, o que acaba sendo ruim, pois a imagem não retrata a real distância dos obstáculos.

 

Como anda

Mecanicamente, este modelo 2016 não traz novidades em relação ao anterior. Continua com o mesmo motor flex de 1,6 litro de cilindrada, que entrega apenas 111 cavalos e 15,1 kgfm de torque, tanto com gasolina como com etanol. Pode-se achar estranho que, apesar da potência e do torque serem iguais com ambos os combustíveis, tenha dois números diferentes na aceleração de 0 a 100 km/h: 9,8 segundos com gasolina e 9,3 com etanol. O que ocorre é que, apesar do valor máximo com ambos os combustíveis estar na mesma rotação, a curva de torque com etanol é diferente, permitindo que chegue antes mais torque em baixas rotações, o que melhora as respostas do motor. De qualquer maneira, a aceleração é sempre abaixo de 10 segundos, o que demonstra a agilidade do compacto. A velocidade máxima, 182 km/h, é igual e o consumo, como você já sabe, é bom.

Ele é equipado com um câmbio manual de engates macios e precisos, mas o trambulador é um pouco barulhento ao se trocar de marcha. Por outro lado, as relações corretas das cinco velocidades ajudam em uma condução mais animada, enquanto que a boa relação peso/potência, permite retomadas de velocidade sem necessidade de muitas reduções. Essa agilidade é facilitada também pela direção com assistência elétrica que tem o peso correto em velocidade e é leve em manobras. Os freios cumprem bem seu papel de parar o carro em linha reta e espaços curtos, mesmo em pisos escorregadios.

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Com relação à suspensão, o March é sempre previsível. Tem tendência a sair de frente no limite, como todo bom carro de tração dianteira, mas sempre previsível e fácil de corrigir, bastando diminuir a aceleração ou virando mais o volante em direção à curva. Reações normais de um motorista comum caso o carro comece a derrapar. Porém, isso não descarta a necessidade de ter os controles eletrônicos de estabilidade e tração para uma maior segurança ativa, principalmente em pisos molhados. A suspensão também absorve bem as irregularidades, tornando o rodar confortável.

Porém, um detalhe que incomoda ao andar com o March é o barulho interno do vento quando se passa dos 80 km/h, da suspensão quando se trafega em pisos irregulares, e do escapamento ao se esticar um pouco mais as marchas, além de algumas ressonâncias que desagradam. Este fato demonstra que o isolamento acústico da carroceria deveria ser melhorado.

Enfim, os trunfos do March 1.6 são a agilidade e o prazer ao dirigir, aliados a um consumo de combustível contido, e carrega a imagem de qualidade dos produtos japoneses. Além disso, esta versão SL é bem equipada o que lhe dá uma boa relação custo/benefício e o torna uma opção a ser levada em consideração quando se quer um hatch compacto. Pena que, para ter a nova central multimídia Multi-App, é preciso desembolsar mais 2.000 reais.

 

Preço:

March 1.6 SL                                               R$ 49.490

March 1.6 SL + Pack multi                        R$ 51.490

March 1.6 SL + Pack colors & Multi        R$ 51.790

 

Notas do Emilio Para o Nissan March

Nissan New March – Ficha técnica

Nissan New March – Lista de Equipamentos

 

Fotos:  Vania Camanzi, Emilio Camanzi e divulgação Nissan

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br