NA TERRA – Pouca estabilidade

Tem muita gente que não entende bem o que é um fora de estrada. Nem quando levantam a suspensão e colocam pneus mais largos em uma picape. Pensam que o carro é mais estável, só porque tem pneus largos e acabam dirigindo-o mais rápido do que deveriam.

Esquecem que, normalmente, esse tipo de veículo é mais alto que os normais e possui rodas mais largas, com pneus borrachudos, para andar melhor na terra e que, quanto mais alto, menos estável. Assim, ao fazer curvas, tanto na terra como no asfalto, é sempre bom ter isso em mente para não tombar o veículo e provocar um acidente.

Outra sensação é a de sentir o carro “dançando” na estrada. Novamente os pneus largos e a altura do veículo têm a ver com isso. Os pneus largos copiam com mais facilidade as imperfeições do solo e as emendas de asfalto, fazendo com que a direção fique mais sensível e dando a impressão que o carro está indo por conta própria, como se estivesse sobre trilhos. Detalhe que somado à altura do veículo, torna os balanços inevitáveis, principalmente em alta velocidade. Sem falar do vento lateral que, ao bater no carro, ajuda a balançar.

Por isso, se quiser andar rápido, o melhor é comprar um automóvel comum.

 

Foto: arquivo do Blog

Deixe seu comentário: