Hyundai HB20S: chegou o último da turma!

O HB20S, a versão sedã do compacto da Hyundai, era o que faltava para que a família 2016 estivesse completa. Aos interessados, a promessa da fábrica é que, a partir de amanhã, ele já estará em todas as concessionárias.

Mas, não espere grandes diferenças. Como nos outros modelos, tudo ficou restrito a detalhes. A novidade mais perceptível é a grade de formato hexagonal, que ficou maior e atualiza o estilo com o novo DNA da marca. Para diferenciar o modelo dos irmãos, ela tem a borda e as aletas cromadas. Agora, todas as versões do HB20S têm retrovisores externos, com repetidores laterais integrados e rodas de aro 15 polegadas. E tanto as calotas como as rodas em liga leve têm novo desenho. Na traseira, só as versões Comfort Style e Premium é que receberam lanternas chamadas Clear Type. Mas, como o desenho externo é igual, praticamente não se notam as diferenças. Essas duas versões também ganharam faróis de neblina com projetores.

O mesmo raciocínio de contemplar apenas algumas versões com determinados equipamentos, foi usado também nos faróis, com projetores e luzes diurnas em LED, e no friso cromado na base dos vidros, que se estende até a coluna traseira. Ambos só estão disponíveis na Premium, a versão mais cara.

Internamente, todas as versões ganharam novos tecidos de revestimento, além do painel em preto e cinza. Para a versão Premium, está disponível a opção do pacote Grey Leather com bancos e painel das portas dianteiras em couro cinza, detalhe que dá uma sofisticação maior ao interior, bem como a central multimídia blueMedia compatível com o Car Link, para smartphones Samsung e LG. Para a versão topo de linha, além de ar-condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento automático e dois airbags laterais de tórax. Estranho é que, apesar desse up-grade em termos de segurança nessa versão topo de linha, no meio do banco traseiro não tem nem cinto de três pontos, nem apoio de cabeça!

As outras novidades vieram na mecânica. Tantos os motores Kappa 1.0 como no Gamma 1.6, além de velas de ignição de irídio em vez de níquel, receberam pistãos e anéis de segmento retrabalhados para diminuir os atritos internos e prevenir o atropelamento das válvulas em situações de sobregiro. E o gerenciamento do alternador foi reprogramado de maneira a privilegiar situações de baixa carga no motor, como ocorre nas frenagens, para recarregar a bateria.

Além disso, o 1.6 ganhou o sistema de partida a frio e-start que dispensa o tanque auxiliar de gasolina e foram adicionados novos defletores aerodinâmicos no pára-choque dianteiro e no assoalho traseiro para ajudar a conter o consumo de combustível. Por falar nisso, para melhorar mais ainda o consumo de combustível, bem que poderiam ter colocado a direção elétrica, como já tem no HB20X.

Novos câmbios de seis marchas, manual ou automático, também são novidade, porém só nas versões com motor 1.6. Em ambos, a sexta marcha funciona como um overdrive, ou seja, mantém o motor em baixas rotações, reduzindo o consumo, a emissão de poluentes e deixando o interior mais silencioso em altas velocidades.

Novo HB20S (15) (1840 x 1228)

Com o câmbio manual, segundo a fábrica, a velocidade máxima do HB20S subiu para 190 km/h, enquanto que a aceleração de 0 a 100 km/h se manteve em 9,3 segundos. Com o automático, os ganhos foram maiores: a máxima melhorou em 8%, subindo para 191 km/h, enquanto que o tempo de 0 a 100 km/h diminuiu em 4%, sendo agora de 10,6 segundos. O câmbio automático tem, ainda, a possibilidade de trocas manuais sequenciais na alavanca de seleção.

Pena que nem na versão mais cara, a Premium, foram colocados os importantes controles eletrônicos de tração e estabilidade. Equipamentos importantes no quesito segurança e que deveriam ser equipamentos de série em todos os carros.

 

Preços:

HB20S 1.0 Comfort Plus MT – R$ 46.225

HB20S 1.0 Comfort Style MT – R$ 49.975

HB20S 1.6 Comfort Plus MT – R$ 51.525

HB20S 1.6 Comfort Plux AT – R$ 55.525

HB20S 1.6 Comfort Style MT – R$ 54.625

HB20S 1.6 Comfort Style AT – R$ 58.625

HB20S 1.6 Premium AT – R$ 62.275

HB20S 1.6 Premium AT com pacote Dark Grey – R$ 63.865

HB20S 1.6 Premium AT com central multimídia blueMedia – R$ 64.775

HB20S 1.6 Premium AT com pacote Dark Grey e blueMedia – R$ 66.365

 

O que muda em cada versão

Ficha Técnica e Lista de Equipamentos HB20S

 

Fotos: divulgação Hyundai

 

3 comentários em “Hyundai HB20S: chegou o último da turma!

  1. Com certeza o HB20 S é a melhor opção, pois o motor é mais esperto, o espaço interno é ótimo, custo benefício de revisões é melhor. O Ônix cobra caro para um motor de apenas 1,4 litros e o Ethios possui câmbio automático de 4 marchas e o do HB20 atualmente são 6 marchas. Sabemos que câmbio automático de 4 marchas é antiquado e pouco eficiente.

  2. Fiz teste drive com o novo HB20 1.6, Comfort Style automárico, achei sensacional. Estou pensando em adquirí-lo, porém antes fiz também com o Onix LTZ, l.4 automático e o Toyota Ehtios Hath XLS, Automático. Acho que minha opção será o HB20. Estou certo?

Deixe seu comentário: