GAC chega ao Brasil com 4 elétricos e 1 híbrido

GAC chega ao Brasil com 4 elétricos e 1 híbrido

A GAC, sexta maior fabricante de automóveis da China, oficializou nesta sexta-feira (23) a estreia de suas operações no Brasil. A empresa, que produziu mais de 2,5 milhões de veículos globalmente em 2023, chega ao país com plano que contempla até produção local de veículos elétricos, híbridos e a combustão.

Segundo Feng Xingya, Chairman do GAC Group, o mercado brasileiro é um mercado prioritário para a companhia e a missão é “fortalecer a indústria automotiva, tornando-a mais competitiva no cenário mundial e alinhada com os princípios da mobilidade verde e da eficiência energética”. A empresa planeja produzir essas tecnologias por aqui.

Os primeiros modelos estarão disponíveis a partir deste sábado (24). A oferta inicial inclui quatro elétricos e um híbrido:

  • Aion Y: SUV elétrico médio, motor de 204 cv, bateria de 63,2 kWh e autonomia de 318 km (Inmetro). Preço inicial: R$ 174.990.
  • Aion V: SUV elétrico médio, motor de 204 cv, bateria de 75,3 kWh e autonomia de 389 km (Inmetro). Preço inicial: R$ 214.990.
  • Hyptec HT: SUV elétrico com opção de portas traseiras estilo asa-de-gaivota, versões de 245 cv, 31,5 kgfm de torque e autonomia de 362 km (Inmetro). Preço inicial: R$ 299.990.
  • GS4: SUV médio híbrido (HEV), motor elétrico (182 cv) e a combustão (140 cv, ciclo Atkinson), potência combinada de 235 cv. Consumo urbano de 14,1 km/l e rodoviário de 11,8 km/l (Inmetro). Preço inicial: R$ 189.990.
  • Aion ES: Sedã elétrico, 4,81 metros de comprimento, motor de 136 cv e autonomia de 314 km (Inmetro). Preço inicial: R$ 169.990.

Estratégia de rede e metas

A GAC estreia com uma rede de 83 pontos de venda, incluindo 33 concessionárias e 50 pontos em shoppings centers, por meio de parcerias com 27 grupos econômicos do setor. A meta é atingir 120 pontos até o final de 2025, cobrindo todas as regiões do país.

Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, afirmou que o Brasil é um hub estratégico para a consolidação da marca na América Latina. A empresa busca ser a primeira marca chinesa com linha de produção integral no Brasil, abrangendo veículos a combustão, híbridos e elétricos, e quer estabelecer um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no país. A GAC também estima comercializar 8 mil carros até dezembro e 29 mil em 2026.

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Parceria com o Inmetro

A GAC destaca seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, com centros globais na China, Estados Unidos e Europa, e mais de 19 mil patentes registradas.

Entre elas, algumas presentes nos modelos que chegam ao Brasil, como a Plataforma Aion EV; a Bateria Magazine 2.0 (resistente a condições extremas e sem risco de combustão espontânea); o Ecossistema ADiGO (cockpit inteligente e direção assistida L2); e a Arquitetura X-Soul (processamento rápido).

Alguns modelos oferecem diferenciais como o compartimento de resfriamento/aquecimento de alimentos – caso do Aion V – e o amplo ângulo de abertura de portas, como no Aion Y.

Em um movimento estratégico, a montadora assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Inmetro durante o evento de lançamento nesta sexta (23). A parceria visa o intercâmbio técnico-científico para o desenvolvimento das primeiras normas e regulamentos brasileiros sobre instrumentos de medição de recarga de energia elétrica.

Márcio André Brito, presidente do Inmetro, ressaltou que a iniciativa está alinhada com as diretrizes do programa Nova Indústria Brasil, que foca em modernização, inovação e sustentabilidade. Segundo o executivo, a colaboração com a GAC é promissora para o desenvolvimento do setor no país.

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Tadeu Engel

Tadeu Engel

Tadeu Engel, jornalista, trabalhou por muitos anos em fábricas automotivas do ABC paulista e hoje dedica seu tempo fazendo o que mais gosta: falar sobre carros.