Toyota Yaris Cross nem chegou e já “bombou”

Toyota Yaris Cross nem chegou e já “bombou”

A Toyota está prestes a incendiar o segmento de SUVs compactos na América Latina com o lançamento do inédito Yaris Cross. Previsto para este ano, o utilitário esportivo será produzido em solo brasileiro, com planos ambiciosos de abastecer também o mercado da região – incluindo nossos vizinhos argentinos.

E a expectativa atingiu um patamar surpreendente por lá. Em um fenômeno no mínimo curioso, concessionárias da Toyota da Argentina já registram listas de espera consideráveis, com relatos de até uma centena de clientes ávidos para comprar o modelo – que nem sequer apareceu ou teve detalhes, como o preço, revelados.

Fontes do Motor1.com Argentina confirmaram o burburinho nas revendas e na própria filial da marca. Um vendedor relatou que, apesar de o Yaris Cross não constar no sistema interno, o interesse dos consumidores é palpável:

“As pessoas vêm e pedem para se inscrever. Não aceitamos depósito nem prometemos nada, porque ainda não existem informações oficiais, mas anotamos os pedidos em uma planilha que está crescendo a cada dia. Temos o compromisso de atribuir a esses clientes as primeiras unidades assim que o carro for lançado”.

A própria Toyota da Argentina mantém cautela em relação à nomenclatura “Yaris Cross”. Gustavo Salinas, presidente da marca por lá, referiu-se ao lançamento como um “híbrido para o segmento B (compacto)”, com apresentação para o segundo semestre deste ano, quando detalhes como nome e especificações serão revelados.

O executivo ressaltou a importância estratégica do modelo para a Toyota, inserido em um dos segmentos de maior expansão e alinhado com a tecnologia híbrida da marca.

Yaris Cross: o modelo vendido no oriente (foto) deve ser a base do híbrido flex brasileiro da Toyota

No mercado argentino, a estratégia de posicionamento de preços do Yaris Cross o colocará entre o Yaris hatch – único representante da família após a descontinuação do sedã – e o Corolla. A gama de motorizações deverá incluir opções a gasolina e, crucialmente, variantes híbridas.

As dimensões do Yaris Cross asiático, com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, revelam um porte competitivo para o segmento. A plataforma DNGA, variação mais econômica da TNGA utilizada no Corolla e presente em modelos de baixo custo da Daihatsu, sugere uma busca por otimização de custos sem comprometer a qualidade estrutural.

Na Ásia, o modelo oferece um motor 1.5 a gasolina de 106 cv ou um sistema híbrido 1.5 de 130 cv.

A chegada do Yaris Cross representa um passo importante para a Toyota consolidar ainda mais sua participação de mercado na Argentina e no Brasil. O investimento de US$ 300 milhões feito para a produção do modelo em Sorocaba demonstra a aposta da montadora no potencial do SUV compacto.

Apesar da natureza não oficial das listas de espera argentinas, o entusiasmo dos consumidores sinaliza um impacto significativo no segmento. O Yaris Cross chegará para acirrar a disputa com modelos já estabelecidos como Chevrolet Tracker, Peugeot 2008, Renault Kardian, Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross, entre outros.

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Tadeu Engel

Tadeu Engel

Tadeu Engel, jornalista, trabalhou por muitos anos em fábricas automotivas do ABC paulista e hoje dedica seu tempo fazendo o que mais gosta: falar sobre carros.