Fusion Hybrid 2017, um Ford ligado na sustentabilidade

Só faltava a versão híbrida do Fusion para completar a linha 2017 do sedã de luxo da Ford disponível no Brasil, que chega do México com muita sofisticação e tecnologia voltada à sustentabilidade. Carro híbrido mais vendido do Brasil, o Fusion Hybrid somou mais de 1.800 unidades, desde que chegou ao nosso mercado, em 2010, e faz parte da estratégia de eletrificação global da Ford, que planeja ter mais de 40% de sua linha formada por veículos elétricos até 2020.

Equipado com um motor elétrico e outro a gasolina, que funcionam combinados conforme a velocidade do veículo, é referência em autonomia e economia de combustível, podendo fazer até 16,8 km/l na cidade. O Fusion Hybrid 2017 só está disponível na versão topo de linha Titanium, com muitos equipamentos de última geração. Como principais recursos, traz tecnologias como: piloto automático adaptativo, com “stop and go” (freia e acelera o carro no trânsito, sem interferência do motorista); alerta de colisão, com assistente autônomo de frenagem; assistente autônomo de detecção de pedestres; e estacionamento automático de segunda geração, para vagas paralelas e perpendiculares. Tem, ainda, sistemas de alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga, monitoramento 360 graus, cintos traseiros infláveis e rodas em liga leve de 18 polegadas.

Na lista de equipamentos, inclui ainda: 8 airbags, cintos traseiros laterais infláveis, sistema Isofix, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de tráfego cruzado, faróis full LED, monitoramento individual de pressão dos pneus, câmera de ré, farol alto automático, sensor de chuva, ar-condicionado de dupla zona, chave com sensor de presença e acesso inteligente, partida remota e teto solar. Sem opcionais, ele chega por R$159.500, um preço competitivo comparado a outros modelos híbridos do mercado e até de outras categorias. Para complementar, as três revisões anuais no período de garantia têm preço fixo, totalizando R$ 952.

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2017 Ford Fusion Hybrid

O sistema propulsor do Fusion Hybrid combina um motor 2.0 de ciclo Atkinson a gasolina e um motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio, com garantia de 8 anos de fábrica. A recarga da bateria, que é feita pelo motor à gasolina, é auxiliada também pelo sistema de freios regenerativos. A transmissão automática é do tipo continuamente variável, chamada de e-CVT pela Ford, que também faz o gerenciamento dos dois motores, com uma potência combinada de 190 cavalos, fazendo funcionar cada um individualmente ou combinados, dependendo das necessidades. A tração é só nas rodas da frente.

Um dos sistemas inteligentes do Fusion Hybrid é o chamado EV+, que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS do carro e prioriza o uso do motor elétrico para economizar combustível. Para que o condutor “controle” o Fusion, o painel tem duas telas de 4,2 polegadas configuráveis e o Ecoguide, que ilustra com desenhos de folhas que vão aumentando quando se dirige de modo mais sustentável. Para ajudar a reduzir o consumo de combustível, a nova grade dianteira tem as aletas com controle ativo. Elas se abrem ou fecham à medida que o motor precisa de mais ou menos refrigeração, melhorando a aerodinâmica.

Como os demais modelos da linha, o Fusion Hybrid vem com seletor rotativo no lugar da tradicional alavanca de câmbio, chamado de E-Shifter. O novo sistema dispõe do modo Low, que ajuda a segurar o carro em descidas íngremes.

Para a conectividade, o Fusion Hybrid vem com o sistema SYNC 3 compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, com uma tela de 8 polegadas sensível ao toque, que inclui as funções de telefone, navegação, música, climatização, mensagens de voz e aplicativos, através do sistema AppLink. É equipado, ainda, com som premium da Sony, com 12 alto-falantes, e também dispõe da Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível, através de um celular pareado.

 

Fotos: divulgação Ford

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