Fusca de verão

Fusca 3

Se existe um carro que é amado e conhecido mesmo por quem nasceu depois de 1996, quando definitivamente deixou de ser fabricado no Brasil, esse carro é o Fusca. Ou melhor, o Volkswagen Sedan, que fez e ainda faz parte de muitas e muitas famílias brasileiras. Com fama de durável e resistente, além de enfrentar qualquer tipo de estrada, o carrinho cativou o mundo todo ganhando apelidos carinhosos, em sua maioria, pela sua semelhança com um besouro ou joaninha, como: Käfer, na Alemanha; Fusca no Brasil, Maggiolino, na Itália, e Beetle, nos EUA. E sempre foi motivo de referência em músicas, piadas, paixões e até arte. Ou melhor, ainda é protagonista em forma de arte.

É o caso do Fusca 1981 do artista plástico Pedro Miranda, uma verdadeira obra de arte sobre rodas, da qual ele já rejeitou 100 mil reais! E não é para menos, afinal, o Fusca levou três anos para ficar pronto, com muita criatividade e arte.

Fusca 1
Fusca 6
Fusca 8
Fusca 10

A ideia surgiu depois que Pedro, há 10 anos, passou a trabalhar com desenho em chapa de ferro e vazamento feito com maçarico, e viu seu trabalho ser muito bem aceito. Foi o passo para chegar ao Fusca, “um carro muito querido, que faz parte da história do Brasil e da história de tantas pessoas”, afirma Pedro.

Depois de comprar o carro e retirar toda a forração, entre um trabalho e outro, Pedro foi desenhando com o maçarico a carroceria do Fusca. “Dizem que muitas vidas foram concebidas em um Fusca. Por isso, no capô tem a cena de um casamento”. No restante da carroceria, Pedro usou o cotidiano mineiro para desenhar cada cantinho da lataria. Pintado de branco, ao passar – sim, ele anda e está emplacado! – parece que foi todo desenhado a tinta. Somente parado é que se percebe que os desenhos são totalmente vazados, deixando o ar passar livremente por toda a carroceria. Ideal para nosso clima tropical.

Para quem estiver em Belo Horizonte, MG, e quiser apreciar de perto essa curiosa obra de arte sobre rodas, e várias outras em aço naval do artista, é só ir até a concessionária Volkswagen Recreio (Av. Barão Homem de Melo, 3535, bairro Estoril). O espaço cultural da revenda, que funciona desde 1998 e já promoveu mais de 1.400 atrações, está aberto ao público com entrada franca diariamente, das 8:00 às 19:00 horas e aos sábados de 8:00 às 16:00 horas. A mostra ficará em exposição até o próximo dia 2 de agosto e, caso tenha se interessado pelas obras do Pedro Miranda, o site dele é o (www.pedromirandaescultura.blogspot.com) e o telefone (31) 3373-3125.

Fusca 16

 

Fotos: Emilio Camanzi

Um comentário em “Fusca de verão

  1. Que trabalho, verdadeiramente ”trabalhoso”, minucioso em detalhes e principalmente quanto ”processo” de execução. + Demais belíssimo relato… Paixão por trabalho / trabalho por paixão

Deixe seu comentário: