Ford Mustang GTD: o mais nervoso esportivo da linha é revelado

Ford Mustang GTD: o mais nervoso esportivo da linha é revelado

Criado para competir com rivais europeus, novo Ford Mustang GTD tem 800 cavalos e intensivo uso de fibra de carbono. Modelo vai custar US$ 300 mil

A Ford revelou o novo Mustang GTD 2025, que chega ao mercado no próximo ano. Mas sua histórica começa antes. No interior de um galpão nos laboratórios de desenvolvimento da Ford em Allen Park, Michigan, em 2021, um grupo de engenheiros se reuniu para uma tarefa que parecia desafiadora: criar um Mustang capaz de rivalizar com os renomados carros esportivos europeus.

Desse projeto surgiu o novo Mustang GTD 2025, um carro de alta performance em edição limitada, projetado para as ruas, mas com o coração de um Mustang de corrida. Sua estrutura ampla em fibra de carbono e da imponente asa traseira é suficiente para perceber seu incrível desempenho e história. Este é um Mustang como nunca visto antes!

O Mustang GTD oferece um freio potente, uma transmissão de dupla embreagem e oito velocidades, além de um eixo de transmissão de fibra de carbono leve, que contribui para uma distribuição de peso equilibrada de quase 50/50. Tudo isso é impulsionado por um supercharged V8 de 5,2 litros que gera uma estimativa de mais de 800 cavalos.

Cada elemento do Mustang GTD foi meticulosamente projetado, onde cada forma se alinha com sua função específica. Cada detalhe serviu a um propósito: aumentar sua performance nas pistas, enquanto incorpora tecnologia de ponta, superando até mesmo os veículos de competição dos quais se inspirou.

O Mustang GTD surgiu como resultado do conceito do Mustang GT3 de competição, que retornará às pistas de Le Mans em 2024. A nova versão será o mais nervoso Mustang já criado, numa família que inclui modelos para as ruas e outros exclusivos para as pistas, como o Mustang GT4, Mustang GT3 e Mustang Dark Horse R. A designação “GTD” deriva da categoria IMSA, que segue a regulamentação GT3 da FIA.

O design do Mustang GTD é puramente funcional, cada detalhe foi moldado pelo propósito de alcançar o melhor desempenho aerodinâmico e velocidade. O uso extensivo de fibra de carbono ajuda a reduzir o peso e o centro de gravidade, otimizando a resposta do veículo. A suspensão traseira foi retrabalhada e o sistema de controle hidráulico foi posicionado no espaço destinado ao porta-malas.

O Mustang GTD tem previsão de estar disponível no final de 2024 ou início de 2025, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300.000. Será que o novato será mesmo páreo para rivais como o Porsche 911 GT3?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br