Fim da linha para o Etios

Fim da linha para o Etios

Já era pedra cantada e só faltava a extrema unção para sacramentar o fim da linha para o Toyota Etios. O compacto japonês deixará de ser vendido a partir de abril, para dar lugar na linha de montagem de Sorocaba ao Corolla Cross.

Segundo a Toyota, os compactos ainda serão mantidos em escala reduzida para atender demandas de exportação. Mas a morte do feioso não se dá apenas por uma necessidade de adequação fabril. 

TOYOTA ETIOS

No mercado desde 2012, o Etios nunca conseguiu se impor no mercado. Apesar de bem quisto por seus proprietários, o Toyota sempre pecou por ser feio. Ele é um projeto do Leste Asiático adaptado para o Brasil. Se na Tailândia seu estilo agrada, por aqui nunca fez sucesso.

Em 2020, o desempenho do Etios (hatch e sedã) foi pífio. O compacto emplacou apenas 8.694 unidades da opção hatchback e somente 5.308 do três volumes, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Este ano, na soma de janeiro e fevereiro, os licenciamentos foram de 584 unidades (hatch) e 463 carros (sedã).

Sem vaga para o Etios

A dança das cadeiras entre Etios e Corolla Cross mostra um sintoma atual do mercado de automóveis. A troca ilustra que o mercado de compactos perdeu expressividade devido à baixa rentabilidade, assim como dificuldade de obtenção de crédito e pelo fato de que o brasileiro empobreceu. 

TOYOTA ETIOS

Assim, apostar num SUV médio que opera na casa dos R$ 140 mil é bem mais interessante para a Toyota que tentar disputar no grito consumidores que precisam fazer um imenso esforço para tentar financiar um carro de margem mais magra.

O Etios engrossa a lista de desfalques em 2021, que já conta com Ka, Ka Sedan e EcoSport. Há rumores de que Uno, Gol, Fox e Up também aguardam a última visita do vigário.

 


Fotos: Toyota/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: