Controlador automático e limitador de velocidade?

Controlador automático e limitador de velocidade?

O ABC do Automóvel voltou e hoje explicamos o que é o Controlador Automático de Velocidade e o que é o Limitador de Velocidade. Tem gente que confunde, mas são sistemas diferentes.

Se liga:

 

 

 

“Passou muito tempo, eu sei, mas temos mais um ABC do Automóvel no ar! Se você é mais novo por aqui e não sabe que quadro é esse, é aqui que tiramos dúvidas e explicamos o funcionamento de diferentes itens do carro. Pra quem gosta de carro, mas principalmente pra quem usa carro. Inclusive tem uma playlist com todos os vídeos que saíram nesse quadro aqui no canal, com muita informação pra vocês conferirem.

E hoje a gente veio falar sobre o controlador automático e o limitador de velocidade. Tem gente que confunde, mas são coisas diferentes.

O controlador automático de velocidade, ou controlador da velocidade de cruzeiro, ou cruise control, é o que todo mundo chama de piloto automático. Com ele você seleciona a velocidade que quer e o sistema manterá o carro naquele valor constante até que o motorista desarme.

Já no limitador de velocidade, o motorista determina uma velocidade máxima e, quando ela for atingida o carro emite um alerta ou, em alguns mais sofisticados, ele corta a aceleração. Porém ele não mantém o carro acelerando ou desacelerando sozinho como no controlador.

Também existe o ACC, o controle de cruzeiro adaptativo, que é uma evolução do controlador de velocidade. Porém esse adapta a distância entre seu carro e o carro da frente, mantendo a velocidade igual a dele enquanto estiverem na mesma faixa. Mas a gente vai deixar esse pra um outro vídeo pra explicar melhor.

Agora vamos à prática. Os locais para acionar os sistemas e determinar a velocidade podem estar em locais diferentes dependendo do modelo que você tiver. A gente ta aqui com um Hyundai HB20 S que tem os controles no volante, mas pode ficar de olho porque os símbolos são iguais, então vai ser tranquilo de achar no seu carro.

O limitador de velocidade pode ser ligado tanto com o carro parado, como em movimento. Basta pressionar o botão que ativa o sistema e clicar em SET-. Depois ajuste a velocidade limite desejada clicando em RES+ ou SET+, ou até em SET- pra diminuir. Com o carro andando você também pode levar o carro até a velocidade desejada e clicar em SET-, depois também pode ajustar. Quando o veículo atingir a velocidade determinada, o sistema vai te alertar por um aviso sonoro ou não vai deixar o carro passar dela, mesmo que você acelere. Porém, nesse último caso, se você precisar de uma aceleração além da programada, basta pisar fundo no acelerador que o sistema é desarmado, o que também pode ser feito pelo botão.

O acionamento do controle automático de velocidade de cruzeiro também é parecido. Porém não funciona em qualquer velocidade. Dependendo do modelo, a velocidade mínima é de 30 ou 40 km/h para que comece a funcionar. Então, com o carro andando, você liga o sistema e quando atingir a velocidade que quer, aperta o SET-. E da pra ajustar a velocidade com o carro em movimento, apertando o botão RES+ ou SET+, dependendo do modelo que você tiver, ou diminuindo no botão SET-. Por segurança o sistema é desarmado assim que você encosta o pé no freio ou pelo botão CANCEL. Como a velocidade fica armazenada na memória até desligar o carro ou o sistema, basta apertar o botão RES que o veículo volta à velocidade programada.

Uma vantagem interessante do controlador automático de velocidade é que ele mantém uma velocidade constante no plano, na subida ou na descida. (Como o sistema não aciona o freio, em descidas íngremes o carro pode embalar. Então é bom ficar atento).

Ideal pra usar em estradas ou avenidas com velocidade monitorada e evitar uma multa.

E o melhor é que, como ele mantém a velocidade constante sem a nossa interferência, faz isso da melhor maneira, ajudando a economizar combustível. Você sabia disso?

Bacana né!

Gostaram de saber mais sobre essas funções? Conta pra gente!

Um abraço, tchau”.

 

 


Texto e apresentação: Camila e Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Camila Camanzi


 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: