Carro elétrico: Velhinhos com “pilha nova”

Carro elétrico: Velhinhos com “pilha nova”

A eletrificação do automóvel é um caminho sem volta. Apesar de ser ficção em muitos mercados, inclusive o Brasil, que ainda engatinha nessa nova fase da mobilidade. Mas na Europa, o cenário é diferente. Mercados como o norueguês já vende mais carros eletrificados que a combustão.

E da mesma forma que as principais marcas do Velho Mundo se comprometeram a abandonar o motor a combustão já na próxima década, também há empresas que se especializaram a converter velhas carangas em espertos elétricos.

A Electric Classic Cars é uma delas. A empresa britânica já converteu de tudo: Mini, Fusca, 500, Defender, Kombi e até uma rara Mercedes-Benz 300SL Roadster.

Ferrari

Uma das mais recentes conversões foi com uma Ferrari 308 GTS, dos anos 1980. A empresa substituiu o antigo V8 2.9 aspirado de 214 cv por um módulo de elétrico da Tesla de 456 cv e 61,1 kgfm.

Apesar de a 308 ter mais que duplicado sua potência, as conversões da empresa buscam não ir além da capacidade dos carros. Um Fusca recebeu motor de 71 cv e baterias de 21 kWh, que garantem 160 quilômetros de autonomia.

O mesmo conjunto foi adicionado numa Kombi. Já um simpático Fiat 500 (de primeira geração), ganhou motor de 47 cv e baterias de 11 kWh, que rodam até 100 quilômetros.

Outra conversão que pode torcer o nariz dos puristas foi feita com um Porsche 911 Targa. Ele recebeu motor de 130 cv e baterias com autonomia para 320 quilômetros. A potência pode parecer pouca quando se pensa num 911.

Mas é preciso lembrar que os primeiros flat six de 2.0, 2.2 e até 2.4 litros tinham potências iniciais próximas da unidade elétrica. Por outro lado, o torque 29 kgfm deu ao velho Targa uma aceleração bem mais divertida.

Elétrico de fábrica

Muitos fabricantes vêm mostrando projetos elétricos com modelos clássicos. A Jaguar eletrificou um E-Type, assim como a Volkswagen adicionou motor elétrico numa Kombi “Corujinha” de primeira geração.

Recentemente a General Motors apresentou uma versão elétrica do Chevrolet Blazer K5. O clássico utilitário serviu de cartão de visitas para o novo serviço da GM, que é oferecer kits de conversão para modelos clássicos do grupo.

E aí, qual barca das antigas você gostaria de eletrificar?

 


Foto: GM/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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