BMW anuncia inédita M3 Touring

BMW anuncia inédita M3 Touring

A BMW acaba de anunciar que o próximo M3 terá uma derivação perua

No Brasil, elas sobrevivem de parcas unidades importadas. Mas na Europa, as peruas têm mercado cativo. E não são apenas simpáticas senhorinhas que optam por essa configuração de carroceria. Há um segmento apimentado de peruas esportivas, que gerou modelos icônicos como Audi RS2 Avant e Porsche Panamera Sport Turismo, dentre outros.

Agora, a BMW acaba de anunciar que o próximo M3 terá uma derivação perua. Será a primeira vez na história do esportivo, que teve sua primeira geração lançada em 1986, que ele terá opção com carroceria estendida.

Enquanto o novo M3 estreia em setembro, na sequência virão M4 e M4 Cabrio (conversível), a perua furiosa só irá chegar ao mercado em 2022. Ela compartilhará o mesmo conjunto mecânico do restante da linha, com motor seis cilindros 3.0 biturbo com potência estimada na casa dos 500 cv e cerca de 55 mkgf de torque.

O M3 Touring chega para concorrer no segmento de peruas esportivas que tem como referência o Audi RS4 Avant e Mercedes-Benz C63 AMG Estate. Há muito tempo, a marca de Munique estava devendo uma perua nervosa para o Série 3.

Em 2000, ela apresentou uma versão conceitual de um M3 Touring, da geração E46. Com apenas uma unidade, o carro foi equipado com o L6 (seis cilindros em linha) aspirado, com 3.2 litros de deslocamento, que entregava 343 cv e 36,5 mkgf de torque.

Na única imagem revelada pela marca, só é possível identificar as lanternas e detalhes do para-choque, com extratores de ar e quatro ponteiras de escape. No anúncio, a BMW deixa claro que o carro seguirá o estilo controverso do Série 4, com grandes tomadas de ar dianteiras.

M5 Touring

 

Curiosamente, o M5, o sedã mafioso da BMW, teve edições com carroceria perua. O primeiro M5 (E28), fabricado entre 1984 e 1988, teve cerca de 891 unidades, que eram equipados com motor L6 3.5, que na época entregava cerca de 260 cv. Na geração seguinte (E34) a M5 Touring voltou a cena, com mais vigor sob o capô. O seis cilindros foi reajustado para 315 cv. Entre 1988 e 1995 foram fabricadas aproximadamente 2,5 mil unidades.

V10

Mas a grande insanidade do M5 ocorreu com a geração E60, lançada em 2005. Esse carro foi o único BMW a receber um motor V10 5.0, derivado do bloco usado pela BMW na Fórmula 1. Era uma usina aspirada que despejava 507 cv e 52 mkgf de torque, e permitia que o M5  acelerasse a até 305 km/h, com o limitador desligado. Das pouco mais de 20 mil unidades fabricadas até 2010, 1.025 foram da perua, que até hoje é um dos carros mais incríveis que a BMW construiu. Agora é aguardar para saber se a M3 Touring irá responder a altura das velhas peruas.

 


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

 


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: