VW cross up! TSI – Pequeno competente
Se você pergunta a qualquer pessoa qual o carro ideal que ela gostaria de ter, com certeza a maioria vai dizer que é um que seja econômico e com bom desempenho. Bom, diriam os mais antigos, ou você quer um carro econômico ou com bom desempenho. Os dois juntos, não dá!
Quer dizer, não dava. O Volkswagen up! TSI está aí para mostrar que isso é possível. Apesar de ter motor 1.0, o desempenho é igual ao de um carro com motor 1.8 e gasta menos que um popular. Ou seja, faz você esquecer por completo o fraco desempenho da grande maioria dos carros com motor de 1 litro e, ainda, surpreende quando é comparado a carros com motores maiores. E o que é melhor, vive longe dos postos de combustível.
O segredo disso tudo é o novo motor flex de três cilindros de 1.000 cm3 de cilindrada, com turbo compressor desenvolvido no Brasil. Ele tem 90% das peças diferentes do similar 1.0 aspirado, que é usado no up! normal.
Com injeção direta de combustível (o que permite eliminar o sistema de partida a frio com etanol) comandos de válvulas de admissão e escapamento variáveis, intercooler e uma turbina pequena, praticamente não se sente o chamado “turbo lag”, aquele retardo do turbo para entrar em funcionamento. Com esse pacote ele entrega o torque máximo de 16,8 kgfm já a 1.500 rpm, permitindo acelerações progressivas que facilitam a vida mesmo no para e anda do trânsito.
Além do ótimo torque, que permite retomadas rápidas e sem obrigar a constantes reduções de marchas, o pequeno motor fornece 101 cavalos com gasolina ou 105 com etanol. Ou seja, com o combustível derivado da cana de açúcar, ele faz de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e chega aos 184 km/h. Com gasolina, em 9,3 segundos e 182 km/h respectivamente. Uma curtição para quem gosta de carros pequenos e espertos.
Para permitir uma dirigibilidade mais suave e um melhor aproveitamento do motor, o diferencial foi alongado em 26% em relação ao usado no up! normal, deixando todas as marchas mais longas, o que beneficia também o ruído interno. Por exemplo, a 120 km/h em uma estrada, o motor está a apenas 2.800 rpm e praticamente não é ouvido.
Um conjunto que faz com que o consumo também seja muito baixo. No circuito de teste, metade cidade/metade estrada, chegou a ótimas médias de 10,6 km/l de etanol e 14,9 de gasolina, o que confirma a classificação que os up! TSI ganharam do Inmetro, como sendo, atualmente, os carros mais econômicos, excetuando-se os híbridos. Quer dizer, não dá para reclamar nem do consumo, nem do desempenho.
Para controlar a fúria do pequeno motor e evitar que as rodas arrastem em falso nas arrancadas a um toque mais forte do acelerador, principalmente em pisos molhados, todos os up! TSI são equipados com controle de tração. Além disso, o equipamento eletrônico ajuda nas curvas, já que não deixa a roda interna girar em falso, permitindo um controle maior do carro.
Em função da maior potência e desempenho, foram feitas outras alterações no conjunto do up! TSI em relação ao normal: molas e amortecedores recalibrados e freios e embreagem reforçados.
Outra alteração foi na carroceria. Para que o intercooler do turbo coubesse dentro do vão do motor sem problemas, o para-choque dianteiro foi alongado em 4 centímetros. Mas o trabalho foi muito bem feito e, praticamente, não se nota a diferença. Outro detalhe é que todas as versões TSI têm a tampa traseira pintada de preto, dando a impressão de continuidade do vidro. Um truque para ficar parecido com a versão européia do up! que tem a tampa do porta-malas toda de vidro.
Por falar nisso, o novo motor TSI é de série nas versões black, white, red e na série especial speed. É opcional nas versões move up!, high up! e cross up!. Só não está disponível na versão básica take.
No restante ficam iguais. Como este cross up! que testei, que de aventureiro só tem a fantasia. Não tem suspensão mais alta ou pneus para uso misto para, ao menos, justificar sua aparência. Só encara uma estrada de terra com um pouco mais de desenvoltura por conta do controle de tração, que ajuda caso encontre um barrinho pela frente.
O espaço interno, apesar de ter lugar para cinco, só é bom para quatro. Aliás, como deveria ser, já que na Europa, o up! só tem quatro lugares. O porta-malas é pequeno, mas, suficiente para o dia a dia, já que é um carro urbano. E, se o acabamento interno não é luxuoso, pode-se dizer que é correto e bem feito. Faltam, porém, detalhes como vidros elétricos traseiros (nem como opcional), cintos dianteiros com regulagem de altura, encosto do banco traseiro bi-partido para ampliar o espaço de carga, saídas de ar na parte central do painel, ou auxiliar de partida em rampa. Sem falar que o Maps & More, a central multimídia, não é das mais intuitivas, além de obrigar o motorista a tirar a mão do volante para faze-lo funcionar.
Um contra senso é no que diz respeito à segurança. É considerado o carro mais seguro do país em sua categoria e ganhou nota máxima em proteção de adultos e crianças, detalhe que se tornou o grande argumento de venda. Por isso, não dá para entender como a fábrica não coloca também cinto de três pontos no meio do banco traseiro e nem o importante controle de estabilidade. Equipamento esse que, junto com o controle de tração, é de série nos modelos vendidos na Europa e, principalmente, nessa versão mais apimentada.
Enfim, se você estiver com intenções de comprar um up!, não pense duas vezes para optar pela versão TSI. A relação custo/benefício, como na versão normal, também não é das melhores, mas tem a vantagem de ser um carro moderno, delicioso de dirigir e que ajuda você a aumentar a poupança.
Preços:
cross up! TSI R$ 47.030
move up! TSI R$ 43.490
high up! TSI R$ 48.030
black, red, white TSI R$ 48.690
speed up! TSI R$ 49.990
Notas do Emilio para o VW cross up! TSI 2016
Itens de série e opcionais cross up! TSI
Fotos: Camila e Emilio Camanzi