Volvo revela o EX30, SUV elétrico mais barato da marca

Volvo revela o EX30, SUV elétrico mais barato da marca

Volvo EX30 faz 0 a 100 km/h em apenas 3,6s na versão mais nervosa. Modelo está confirmado para o Brasil

Volvo revelou seu novo SUV totalmente elétrico EX30 com design sofisticado e tecnologia de ponta. O modelo já está disponível para encomenda em mercados selecionados e está confirmado para o Brasil. Na Europa, custa desde 36 mil euros.

O design do EX30 lembra em alguns detalhes da marca esportiva Polestar. O SUV compartilha a plataforma SEA do do grupo chinês Geely, mas possui um visual próprio e único.

Em termos de dimensões, o Volvo EX30 tem 4,23 metros de comprimento e com uma distância entre eixos de 2,65 metros. O porta-malas do carro possui uma capacidade de 318 a 904 litros, oferecendo espaço adequado para bagagens.

Apesar de seu tamanho compacto, o EX30 é um veículo pesado, com aproximadamente 2,2 toneladas. No entanto, o espaço interno do carro é condizente com o segmento, oferecendo conforto para os passageiros. Na parte interna da tampa traseira, há uma tabela de tamanhos para auxiliar os proprietários a saberem o que cabe no compartimento de bagagem.

O design do EX30 incorpora todos os valores de design da Volvo em um formato menor. Com uma longa distância entre eixos, rodas grandes e balanços proporcionais, o veículo exibe equilíbrio e refinamento em seu exterior. Com uma aparência distintamente elétrica, o EX30 apresenta uma grade frontal confiante, faróis com o estilo martelo de Thor em uma versão digital.

Em relação à tecnologia de bateria, a Volvo oferece três opções de trem de força e dois tipos de bateria diferentes para o EX30, permitindo que os clientes escolham a opção que melhor atenda às suas necessidades. Se o uso predominante for em áreas urbanas ou trajetos curtos, a opção de um motor elétrico único com uma bateria LFP é a mais adequada. A bateria LFP de alcance padrão, que utiliza a tecnologia de fosfato de ferro e lítio, é mais econômica e menos intensiva em recursos durante a produção, sendo a melhor opção para quem não precisa de uma autonomia máxima.

Para aqueles que desejam maximizar a autonomia, a opção de motor único com alcance estendido e bateria NMC é a escolha certa. Ela utiliza lítio, níquel, manganês e cobalto, oferece uma eficiência energética maior que a variante LFP. Essa opção de motor único, com alcance estendido, proporciona uma autonomia de até 480 km (WLTP).

A versão de alto desempenho do EX30 apresenta um motor duplo com tração nas quatro rodas, fornecendo impressionantes 315 kW (428 cv) de potência e 543 Nm de torque. Com essa configuração, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 180 km/h. Além disso, a versão com a bateria de maior capacidade oferece um alcance de até 480 km, conforme medido pelo ciclo WLTP.

Já o EX30 de entrada está disponível com um único motor localizado no eixo traseiro. Essa configuração oferece 200 kW (272 cv) de potência e 343 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em um intervalo entre 5,7 e 5,3 segundos. A versão com maior autonomia, chamada de “Extended Range”, utiliza uma bateria NMC com capacidade de 69 kWh, que proporciona um alcance semelhante de até 480 km de acordo com o ciclo WLTP.

Outra característica do EX30 é a velocidade de recarga. A variante de alcance estendido possui capacidade de recarga de até 153 kW, enquanto o veículo com alcance padrão possui capacidade de 134 kW. Isso significa que é possível carregar a bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através da tela central do carro e do aplicativo, é possível ajustar a amperagem, o nível máximo de carga e o momento de início da recarga.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

O Volvo EX30 é o primeiro carro da marca a incluir uma nova geração do Park Pilot Assist. Ele é capaz de estacionar em todos os tipos de vagas, incluindo paralelas, curvas, perpendiculares e em formato de espinha de peixe diagonal, tornando o estacionamento em espaços apertados muito mais fácil.

O novo Park Pilot Assist identificará as vagas de estacionamento disponíveis ao seu redor. Depois de selecionar a vaga desejada na nova interface do usuário em 3D, o recurso controlará o acelerador, freio e direção. Enquanto você supervisiona o processo de estacionamento, a tela mostrará a distância em relação a objetos, como carros, paredes e postes, em unidades métricas ou imperiais.

O Volvo EX30 oferece cinco temas diferentes de iluminação ambiente. Cada um deles é inspirado em uma paisagem escandinava diferente, com sutis mudanças de cor, proporcionando uma sensação de calma ao interior do veículo.

O cliente pode optar por uma luz solar quente atravessando as folhas de uma floresta escandinava, um pôr do sol na costa oeste da Suécia, as famosas auroras boreais, os céus dourados do solstício de verão sueco ou o clima agradável de um pôr do sol urbano!

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: