Teste do Hyundai HB20 2023

Teste do Hyundai HB20 2023

Hoje o protagonista do nosso teste é o Hyundai hb20 2023. De cara e bumbum novos, ele foi o mais vendido no segmento dos hatches compactos pela segunda vez o ano passado. Mas será que ele está com essa bola toda mesmo? Já te adianto que tem dois pênaltis! Vem comigo que te conto tudo.

 

Informações técnicas do Hyundai HB20 2023:

Ficha Técnica e Lista de Equipamentos Novo Hyundai HB20

 

Apesar de manter a mesma plataforma, o novo visual da frente fez com que o HB20 perdesse o apelido de “cara de bagre” do modelo anterior. O mesmo dado ao primeiro Fiat Palio, por lembrarem a boca do dito peixe.

Mas espera aí! Você já é inscrito no canal? Não? Então já se inscreve pra gente continuar e aproveita e me conta: agora você acha que o HB20 ficou bonito?

A versão que avaliamos, é a Platinum Plus, a topo de linha, e claro, a mais cara.

Hyundai HB20 2023 Platinum Plus

R$ 117.790 (março 2023)

Vem com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas. Um compacto bem completo diga-se de passagem. A nova frente deu outra vida ao HB20, que ficou com um visual mais ousado. A traseira também mudou. E com os novos para-choques, ficou  sete centímetros e meio mais comprido.

Mas é aqui o primeiro pênalti. E dos graves. Eu particularmente não gosto do novo design da traseira, acho que as lanternas ligadas caíram muito melhor na versão sedã. Mas gosto é gosto. Só que no hatch tem um problema grave: as lanternas da seta de direção, que no sedã estão na parte superior, neste foram colocadas na parte inferior do para-choque. Ou seja, em um lugar de difícil visualização, o que compromete a segurança. Principalmente no trânsito na cidade, pois de dentro do carro que está atrás, quando está próximo, não dá pra enxergar.

Isso sem falar que é uma coisa a mais pra quebrar em uma batidinha. É um detalhe que a Hyundai precisa rever e com urgência.

Internamente os coreanos foram mais comedidos. A maior novidade nesta versão ficou por conta do novo quadro de instrumentos digital com algumas configurações. Me incomoda o fato do velocímetro e conta-giros serem só digitais. Empobrece o conjunto.”

Bons materiais e arremates corretos, além de revestimento dos bancos em tecido e couro, superfícies macias nos apoios de braço das portas e central, contrastam com o excesso de plástico rígido no painel e parte superior das portas.

Em mimos se sai bem. Mas tem umas mancadinhas que não dá pra entender. Olha só. Chave presencial; partida por botão; musiquinha ao ligar e desligar a ignição; sensor crepuscular; multimidia de 8 polegadas que espelha celular sem fio; câmera de ré com sensores de estacionamento; e sistema Bluelink que permite ligar ou desligar o carro, abrir ou fechar portas pelo celular, entre outras funções, são alguns dos mimos. Mas o ar-condicionado digital automático não tem saídas atrás; o retrovisor interno não é  eletrocrômico; não tem sensor de chuva;…. E aí vem o segundo pênalti. O carregador de celular por indução, fica escondido debaixo do ar-condicionado. A gente não vê se está ou não carregando e, claro, desse jeito a coisa mais fácil é esquecê-lo no carro. Será que não tinha lugar melhor não?

Com relação ao espaço interno, nenhuma novidade. É bom pra quatro adultos e uma criança no meio do banco traseiro. E o porta-malas, com 300 litros de capacidade, continua na média dos hatchs do mercado.

 

Capacidade do porta-malas: 300 l

 

Agora, quando se fala em equipamentos de segurança, esse é o grande diferencial desta versão do HB20 em relação à concorrência. Além dos que estamos acostumados, como controles de tração, estabilidade, auxiliar de partida em rampa, vem equipada com seis airbags e com o pacote SmartSense, que conta com assistente de permanência e centralização em faixa; alerta de colisão com frenagem de emergência; sensores de ponto cego; detector de fadiga; farol alto automático; alerta de tráfego cruzado traseiro; e alerta de saída segura, que avisa se vem vindo um carro ao abrir uma porta. Com certeza o mais completo do segmento. Nesse quesito foi um gol de placa né?”

Na mecânica nenhuma novidade. Continua com o já confiável motor 1.0 turbo de três cilindros flex e injeção direta de combustível. E que tem a mesma potência e torque com ambos os combustíveis.

 

Motor 1.0 Turbo GDI – Flex – 12V

                           gasolina        etanol

Potência (cv)        120             120

Torque (kgfm)     17,5            17,5

 

Não é dos mais potentes, mas como o torque máximo aparece já a 1.500 rotações, permite boas acelerações e retomadas de velocidade. Um desempenho coerente com a proposta dele.

 

Desempenho

                               gasolina        etanol

0 a 100 km/h (s)          10,7           10,7

Vel. máxima (km/h)    190            190

 

E conta com dois bons aliados para isso. Um é o baixo peso. 1.110 quilos. Outro, o bom câmbio automático com conversor de torque de 6 marchas. Tem boas relações e reduz rápido. E ainda tem possibilidade de trocas manuais sequenciais na alavanca ou em aletas atrás do volante.

Porém o consumo continua não sendo o forte dele. Tudo bem, não são médias tão ruins. Mas deveriam ser melhores do que as que conseguimos em nosso circuito metade cidade/metade estrada: 8,7 km/l de etanol e 12,4 km/l de gasolina. Inclusive pelo fato dele ter stop/start.

 

Consumo médio ( nosso circuito cidade/metade estrada)

Etanol                8,7 km/l

Gasolina           12,4 km/l

 

E como anda? Boa posição ao dirigir, respostas rápidas ao acelerador, direção elétrica precisa e com o peso correto, além de freios, que apesar de terem disco só na frente atuam bem, garantem prazer ao dirigir. Uma coisa que me chamou a atenção foi a suspensão. Ela não é macia. Mas também não soca quem está dentro, garantindo um bom conforto ao rodar. E junto com rodas de aro 16 polegadas, uma boa estabilidade. Além disso, com um bom isolamento acústico, também silencioso mesmo em pisos irregulares.

Enfim, com uma relação custo/benefício bem interessante, esta versão Platinum Plus se destaca pelo pacote de segurança, o melhor do segmento de hatches compactos.

Hyundai HB20 2023 Platinum Plus

R$ 117.790 (março 2023)

Pena aqueles dois pênaltis que apontei. Mas quem sabe a Hyundai não dê um jeito neles logo.

Um abraço e até a próxima.

 

Notas do Emilio

Desempenho                  7

Consumo                         8

Segurança                     10

Estabilidade                    8

Acabamento                    8

Espaço interno                8

Porta-malas                     7

Custo-benefício              7

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: