Vision Van, o furgão do futuro

20160907_a577e1c29a834f9a89dd45fa8e74524d_vision-van-2

Pensar no futuro para encarar a vida, cada dia mais conturbada e apertada nas grandes cidades, com soluções mais racionais, é uma preocupação que está na ordem do dia. A Mercedes-Benz Vans, por exemplo, está lançando uma iniciativa estratégica para o futuro, denominada adVANce, com o foco em três campos de inovação: aplicações de conectividade e IoT (Internet of Things  ou Internet das Coisas), que possibilitam a integração ideal das mais diversas tecnologias nos veículos da marca (digital@vans), soluções de hardware inovadoras para o setor de transporte (solutions@vans) e novos conceitos de mobilidade para o transporte de cargas e de pessoas (mobility@vans). O objetivo, nesses campos, é identificar soluções inovadoras para requisitos futuros e atuais, envolvendo clientes e usuários.

Fazendo parte desta estratégia da Mercedes, tem um estudo de veículo para o ambiente urbano futuro, a Vision Van. Fazendo parte de um sistema integrado, o furgão combina uma série de tecnologias inovadoras para operações de entrega de porta em porta, além de definir os padrões de requisitos de desempenho e soluções para as futuras vans da Mercedes.

A Vision Van possui um espaço para carga totalmente automatizado, tem dois drones integrados para entregas autônomas por ar e é conduzido por meio de um joystick. Totalmente elétrica, ela tem um sistema de baterias modular que permite escolher a melhor autonomia para cada tipo de aplicação, de 80 até um máximo de 250 quilômetros. É equipada com um motor elétrico de 75 kW, que pode ter sua potência aumentada em até 150 kW em períodos máximos de 60 segundos, e 27,5 kgfm de torque, o que permite fortes acelerações. A velocidade máxima teórica da Vision Van é de 120 km/h, mas deve ser limitada a 80 km/h, velocidade mais adequada para um veículo de entrega urbano e suburbano, além de permitir uma maior autonomia. As baterias podem ser recarregadas por indução ou ainda em corrente contínua ou alternada por meio de cabo. Tem, também, um sistema que recupera a energia cinética das frenagens para armazená-la nas baterias.

A tração elétrica, além de fazer o veículo rodar em silêncio e não emitir gases poluentes, permite ainda uma arquitetura otimizada do veículo com assoalho completamente plano. Solução que beneficia o espaço para a carga e para o motorista. Outra vantagem do sistema elétrico de tração da Vision Van é o sistema de arrefecimento do conjunto de propulsão que é pequeno e possibilita a colocação de uma grade de radiador com matriz em LED, onde podem ser criadas imagens ou mensagens para se comunicar com o exterior do veículo. Outro painel do mesmo tipo e finalidade vai colocado na parte traseira.

A Vision Van, que conta com inúmeras tecnologias inovadoras, serve como elemento central do processo inteligente, em uma cadeia de fornecimento totalmente conectado. Algoritmos fazem a separação dos pedidos que foram feitos pela internet, controlam a separação e o carregamento automático dos pacotes em prateleiras e fazem a gestão do espaço da carga de forma totalmente automatizada, alem de planejarem a rota para o veículo e os drones de entrega. O sistema também transfere automaticamente os pacotes ao motorista para a entrega manual. Os drones, que tem uma capacidade de carga de até 2 quilos, auxiliam fazendo mais duas entregas autônomas, simultaneamente, num raio de até 10 quilômetros.

Todas as informações necessárias para o condutor, como o velocímetro, a rota e até o local onde os drones irão levantar vôo para as entregas, surgem em um painel que se estende por toda a frente. Até o piso da cabine se comunica com o condutor por meio de LEDs no assoalho de aço inoxidável, avisando quando pedestres ou ciclistas estão se aproximando. Na parte de trás da cabine do motorista, está o distribuidor automático de pacotes, que ainda fornece a ele todas as informações importantes sobre o processo de entrega. Sem volante nem alavanca de câmbio, o motorista tem total liberdade dentro da cabine para se movimentar e pegar os pacotes, de forma rápida, no “distribuidor” automático e fazer as entregas manualmente.

Veja, no vídeo abaixo, como seria a Van do futuro.

 

Fotos e vídeo: divulgação Mercedes-Benz

Deixe seu comentário: