Lamborghini Urus

Urus… Nome estranho esse, não?

Mas, se você é um daqueles apaixonados por automóvel, sabe que este é o nome do utilitário esportivo que a Lamborghini apresentou como conceito, no Salão de Pequim de 2012, e, ainda, que ele rodou mais alguns salões naquele ano.

Lamborghini-Urus-Concept-5

clique para ampliar

 

Claro que todo mundo queria saber quando iria ser feito. Mas só agora a fábrica se pronunciou oficialmente. O Urus, que será fabricado em Sant’Agata Bolognese, ao norte da Itália, junto com os Huracan e Aventador, será lançado em 2018. Não era sem tempo, afinal o segmento dos SUVs de luxo bomba no mundo inteiro, com modelos da Porsche, Audi, Mercedes-Benz, BMW e até promessas de marcas como Bentley e Maserati.

Ainda não se sabem detalhes técnicos. Especula-se que o motor será um V8 de 4 litros com turbo-compressor, logicamente, tração nas quatro rodas e toda aquela parafernália mecânica e eletrônica que o tornarão um excelente fora-de-estrada, mas, que nenhum proprietário jamais irá ousar fazer uso. Só mesmo os engenheiros e jornalistas especializados…

 

lamborghini_lm002-1(1)_620_413

clique para ampliar

De qualquer maneira, é de se esperar um desempenho à altura do nome Lamborghini, marca que já ousou, no início dos anos 1980, lançar o LM002, um utilitário esportivo com tração 4×4, muito parecido com uma picape cabine dupla, equipado com um motor V12 de 5,2 litros com 455 cavalos e um tanque de combustível de 290 litros. Isso mesmo, 290 litros. É que ele não passava dos 3 km/l.

Foi produzido em pequena escala e ganhou o apelido de “Rambo-Lambo”. Esquisitão e com preço para Sheiks, não teve muito sucesso e parou de ser fabricado em 1993.

Com o Urus, com certeza, a Lamborghini não vai querer repetir essa história.