Um tapa no Santa Fé

Um tapa no Santa Fé

Para os amantes dos SUVs Premium, tem novidade: chegou o Hyundai Santa Fé 2016. Um dos precursores da moda aqui entre nós, o novo modelo recebeu uma reestilização que o deixou mais moderno e em dia com o DNA da marca. Disponível nas versões com cinco ou sete lugares, ele chega também com um preço especial de lançamento para a versão de entrada: R$ 164.900.

As novas linhas foram baseadas no que a Hyundai batizou de conceito Storm Edge (frente de tempestade em português), uma evolução do anterior conhecido como Escultura Fluida. A grade dianteira, em formato hexagonal, característica dos produtos da marca, tem novo acabamento em Chumbo Fosco com três frisos horizontais. O para-choque dianteiro foi redesenhado. São novos também os faróis principais, com projetores redondos e luzes de seta incorporadas, e os de neblina com nova moldura.

300x250

Lateralmente, o destaque são as novas rodas em liga leve com aro de 18 polegadas, de série em todos os modelos. Detalhe interessante: o estepe é fornecido com roda igual. Na traseira, além do para-choque com novo desenho, as lanternas possuem uma nova configuração interna e uma fita em LED, e as saída dupla de escapamento agora tem formas quadradas.

O motor nos dois modelos é o V6 3,3 litros, que gera 270 cavalos e 32,4 kgfm de torque. Foi retrabalhado internamente para a diminuição de atritos e recebeu uma bomba de óleo com fluxo variável para diminuição do consumo de combustível. Tem, ainda, sistema de válvulas de admissão variável. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas manuais e sequenciais. O interessante é que graças a um sistema que mantém a temperatura de óleo do câmbio sempre no ideal, ele não precisa ser trocado.

A tração é integral e conta com uma unidade de controle que analisa continuamente os dados do veículo e distribui o torque a cada roda, individualmente, de acordo com as necessidades. O sistema ainda trabalha em conjunto com o controle eletrônico de tração e o de estabilidade. Entre os equipamentos de série, estão o auxiliar de partida em rampa e o controle de frenagem em descida com grandes inclinações. Apesar dos 4,60 m de comprimento e 2,70 metros de distância entre-eixos, tem um diâmetro de giro de 10,9 m.HYUNDAI_SANTA_FE_2016_TETO_ABERTO_24964 (2156 x 1616)

Itens como teto solar panorâmico, bancos dianteiros com memória para dois ocupantes, botão de partida com chave de aproximação (que não precisa sair do bolso) e o quadro de instrumentos com tela em LCD, foram mantidos. Como novidade o Santa Fé vem com uma nova central multimídia, novo porta-objeto com tampa na parte superior do painel e o console de teto que foi redesenhado.

O Santa Fé 2016 já está disponível nas duas versões, nos concessionários da marca e continua com uma garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem e com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai/CAOA, com cobertura em todo o território nacional, só durante o primeiro ano.

 

Fotos: divulgação Hyundai/CAOA

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br