Tremedeira de pedal

Dica Segura

Atualmente, todos os carros novos vendidos em nosso mercado são equipados com sistema ABS nos freios, o que é exigido por lei. Maravilha, afinal ele é um grande aliado para freadas seguras, principalmente em pisos escorregadios, pois ele não deixa as rodas travarem e faz com que você continue com o controle do automóvel.

E, claro, você sabe que, quando ele está atuando, o pedal trepida. Mas, o pedal de freio do seu carro trepida mesmo em freadas normais e você acha que é o ABS funcionando? Nada disso. O sistema ABS só funciona quando uma roda, ou mais, começam a travar, o que acontece normalmente em freadas fortes. Nas normais ele não atua. Portanto, se o pedal trepida a todo o momento, pode estar havendo um problema mecânico no sistema, como: os discos de freio podem estar empenados, os tambores ovalizados ou, ainda, alguma roda que entortou ao passar por um buraco mais fundo.

Procure uma oficina para identificar a causa da trepidação e corrigi-la, pois, em qualquer uma dessas condições, o freio não estará com 100% de eficiência, mesmo com ABS. E, com freio, não se deve brincar.

Ah, e se o seu carro é um modelo mais antigo, que não tem sistema ABS e o pedal tem esse mesmo sintoma, o problema é o mesmo e a providência, também!

Foto: Emilio Camanzi

Deixe seu comentário: