Teste do Hyundai Creta Ultimate

Teste do Hyundai Creta Ultimate

O Camanzi testou o novo Hyundai Creta Ultimate 2.0 em nosso circuito cidade/estrada. Se liga aí:

A ousadia no design é a nova filosofia da Hyundai. Foi assim com o HB20 e agora repete a dose com o Creta 2022. Gostos a parte, uma coisa é certa, ele se destaca na multidão e tem mais novidades além do design.

 

 

Bom, pra começar, o teste foi feito com a versão Ultimate, a topo de linha e a única a manter o motor 2.0 aspirado. As outras agora vem com o motor 1.0 turbo igual ao do HB20 e que estamos aguardando, e bem curiosos pra fazer a avaliação.

Então vamos ao Creta Ultimate. Ah, e lembrando. Se você for comprar um carro seminovo ou usado, tem dica boa aí na descrição.”

Inspirado no que a Hyundai chama de Esportividade Sensual, a nova geração do Creta, além de ter dimensões ligeiramente maiores de comprimento, largura e entre-eixos, ficou com uma aparência mais robusta e sofisticada. O destaque é a frente, com uma enorme grade hexagonal exclusiva para o Brasil e o conjunto ótico com um desenho bem diferente.

De lado são as caixas dos para-lamas mais robustas e as rodas de aro18 polegadas que dão esse aspecto musculoso. E, na traseira, são as lanternas em LED com essa composição diferenciada que se sobressaem.

E já que mudaram tanto por fora, aqui dentro não deixaram por menos.

São novos o volante; o painel; quadro de instrumentos com a parte central configurável; console; laterais das portas e bancos. A central multimídia agora tem 10,25 polegadas e conta com navegação nativa, espelhamento de celular e duas portas USB na frente e uma atrás. Porém, apesar de ter carregador por indução, a conexão ainda é feita por meio de cabo. Este Creta Ultimate também vem com o sistema de conectividade Bluelink que permite ter acesso a várias funções do carro pelo celular. Mas é de graça só por seis meses. Depois tem taxa mensal para o uso.

E no quesito mordomias e equipamentos, esta versão se sai bem. Teto solar panorâmico; chave presencial; partida por botão; revestimento dos bancos em couro sintético; câmera 360 graus; ar-condicionado automático; sensor crepuscular; freio de estacionamento eletromecânico; banco do motorista com ventilação. Mas também tem mancadas.

Apesar do uso de materiais de qualidade e do ar de sofisticação do conjunto, o plástico rígido predomina no painel e portas. Superfícies macias só nos apoios de braço das portas e console central; o acabamento interno em bege e marrom é muito bonito, mas a parte clara no painel reflete muito no para-brisa, inclusive de noite ao passar pela iluminação das ruas, dificultando a visibilidade; não tem sensor de chuva; o ar-condicionado tem saída atrás, mas não tem duas zonas; o retrovisor interno não é eletrocrômico; e os faróis principais são em LED, mas os de neblina não.

Em um carro dessa categoria e preço (Creta Ultimate: Estado de SP, R$ 167.890; outros Estados, R$ 162.690 – janeiro 2022) não dá né? Mas acredite, piora. Ao abrir a tampa do porta-malas, surpresa: a parte interna não é pintada na cor da carroceria, só com o fundo. E o mesmo acontece ao abrir o capô. Todo o vão do motor e a parte interna da tampa também só tem o fundo. Caramba dona Hyundai, isso já é mesquinharia, não? E acaba comprometendo o bom acabamento.

Pelo menos quando se fala de espaço interno, o novo Creta melhorou. Leva cinco adultos, mas quem vai ao meio do banco traseiro continua tendo o incomodo do ressalto no encosto. O porta malas apesar de ter diminuído em 9 litros a capacidade em benefício do espaço traseiro, ainda conta com bons 422 litros.

Em segurança, porém, caprichou. Freios a disco nas quatro rodas; seis airbags; um interessante sistema que ao acionar a seta pra direita ou esquerda, exibe em vídeo a imagem do ponto cego no centro do quadro de instrumentos; alerta de colisão e frenagem autônoma que também identifica pedestres; sistemas de alerta de saída e de permanência em faixa ativo; farol alto automático; e controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, o ACC, com stop&go. E claro, os tradicionais controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa.

Como já disse, o motor nesta versão é o conhecido 2.0. Mas melhorou. Basicamente ele foi recalibrado e acabou ganhando apenas 1 cavalo a mais tanto com gasolina como com etanol em relação ao anterior (Motor 2.0 flex – 16V – Potência/torque: 157 cv / 19,2 kgfm [gasolina]; 167 cv/ 20,6 kgfm [etanol]). Mas o foco principal dessa modificação foi visando enquadrar motor nas novas normas antipoluição em vigor desde janeiro deste ano e, principalmente, na redução de consumo de combustível. Equipado também com sistema Stop/Start, este Creta, em nosso circuito padrão cidade/estrada melhorou em relação ao último que testamos, chegando a honestas médias de 7,8km/l de etanol e 11,0 km/l de gasolina.

No desempenho também melhorou. Continua com o mesmo câmbio automático com conversor de torque de seis marchas, que também permite trocas sequenciais manuais na alavanca e nas aletas atrás do volante. Não é dos mais rápidos nas trocas, especialmente nas reduções. Mas o conjunto motor e câmbio permitem um bom desempenho, especialmente nas acelerações. E ainda tem quatro modos de condução, que interferem na resposta do motor ao acelerador, na troca das marchas e no peso da boa direção elétrica. E cada um com sua tela no quadro de instrumentos. São a Smart, que se adapta ao modo do motorista de dirigir; Eco, pra maior economia; normal; e Esporte, quando o Creta fica mais arisco.

No restante continua se saindo bem. Tem um rodar confortável e é silencioso mesmo em pisos irregulares, graças à suspensão bem adequada às nossas condições. Além disso ela colabora para a boa estabilidade do Creta, não deixando a carroceria inclinar demais em curvas e passando segurança. E os freios, agora a disco nas quatro rodas e bem progressivos, param o Creta com muita segurança.

Enfim, com um visual que não vai deixar você passar despercebido, o novo Creta evoluiu. Principalmente no consumo e segurança. E com 5 anos de garantia, continua sendo uma boa opção no segmento dos SUVs compactos.

Mas aqui entre nós. Um carro dessa categoria e preço (Creta Ultimate: Estado de SP, R$ 167.890; outros Estados, R$ 162.690 – janeiro 2022)não deveria ter essas mancadas que eu mostrei antes, não é mesmo? Um abraço e até a próxima.”

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Notas do Emilio

Desempenho                    8

Consumo                         8

Segurança                       10

Estabilidade                      8

Acabamento                     7

Espaço interno                 8

Porta-malas                     8

Custo/Benefício                7

 

Informações técnicas:

Ficha Técnica e Lista de Equipamentos – Novo Creta

 

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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