SportsX: A visão aventureira do Alpine A110

SportsX: A visão aventureira do Alpine A110

Os Alpine A108 e A110 foram um dos mais expressivos automóveis franceses, ficando atrás apenas do carismático Citroën 2CV. Depois de mais de 30 anos fora de linha, a Renault resolveu reativar a marca em 2015 com um cupê conceitual, que remete às linhas originais do esportivo. De lá para cá, a marca francesa vem apresentado derivações do A110, como a SportsX Concept. A nova proposta chega pouco depois da versão de rali, assim como a derivação de pista do esportivo. No entanto, a Renault explica que o Alpine A110 SportX foi inspirado no carro preparado para o Rali de Monte Carlo, de 1973. Mas, ao invés de ser um carro de corridas, a proposta aventureira.

Visualmente o SportsX se destaca pela suspensão elevada, pelos suporte de esquis sobre o para-brisas traseiro e também pelos novos para-choques, com estilo mais robusto. Segundo a fabricante, ele ganhou 60 mm a mais na altura livre, que facilita o acesso a terrenos irregulares fora do asfalto, como proximidades de estação de esqui, por exemplo.

Sob o capô, ele utiliza o mesmo conjunto mecânico da versão S, que teve o motor 1.8 turbo, montado na posição central traseira, ajustado para 292 cv, ante os 252 cv originais. Tem transmissão de dupla embreagem e sete marchas fornecida pela Getrag.

O original

O Alpine A110 foi fabricado entre os anos 1960 e 1970, para suceder o A108.  e serviu de base para o nosso Willys Interlagos. Ao contrário de seu antecessor que usava mecânica do Renault R8, recebeu ao longo da vida cinco motores, todos quatro cilindros, com deslocamentos que variavam de 1.1 litro a 1.6 litro.

A versão mais potente combinava motor 1.6 e sistema de injeção mecânica que davam ao carrinho 127 cv. Pode até parecer pouco para os padrões atuais, mas era o suficiente para levar o Alpine a até 210 km/h. Leve, rápido, compacto, com motor e tração traseira era um carro de comportamento arisco, que rivalizava com o Volkswagen Karmann Ghia.

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Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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