Jimny Forest: pronto pra selva

Jimny Forest: pronto pra selva

Nós últimos cinco anos, o segmento de utilitários-esportivos (SUV’s) viveu uma explosão de modelos compactos, que fizeram o segmento de jipinhos abocanhar 20% das vendas de automóveis em 2019. No entanto, a grande maioria desses modelos, com estilo robusto, pneus grandes e carrocerias musculosas, são totalmente inaptos para o uso fora de estrada. Eles até rodam no calçamento, terra batida, mas não encaram uma caminho acidentado. Essa é uma limitação que o Suzuki Jimny desconhece.

Ele está no mercado brasileiro há anos e sucedeu o Samurai, que chegou aqui nos anos 1990. Em 2012 passou a ser fabricado na planta HPE, em Catalão (GO) e segue em linha até hoje, junto da nova geração, a Sierra, importada do Japão.

Agora o jipinho veterano acaba de ganhar uma série especial batizada de Jimny Forest. Com pintura exclusiva, com tom verde escuro e itens como coletor do tipo snorkel, rack de teto, quebra-mato, estribo, pneus de uso todo-terreno e rodas aro 15 em tom grafite, ele estreia por R$ 94.990, valor que faz dele o 4×4 mais barato do mercado.

Valente

O Jimny Forest conta com um robusto sistema de suspensão que utiliza eixos rígidos nos dois eixos. Pode não ser nenhum primor em conforto, mas garante resistência e curso elevado para enfrentar trilhas esburacadas sem grandes sacrifícios.

Seu motor 1.3 de 85 cv e 11 mkfg de torque está longe de exemplo de vigor, quando comparado a modelos como Jeep Renegade Trailhalk e seu irmão Compass ou grandalhões como Mitsubishi Pajero Sport, Toyota SW4 ou Wrangler. No entanto, ele utiliza transmissão com opção de caixa reduzida, que multiplica a força do motor. Ou seja, é como se o jipinho passasse a despejar 22 quilos de torque nas quatro rodas.

4×4 raiz

Ele conta com seletor eletrônico de tração, que permite que o motorista selecione o modo 4×2 ou 4×4 em movimento, com velocidade de até 100 km/h. Para ativar a reduzida, é preciso estar com o carro parado, como em qualquer modelo com esse tipo de recurso. Para rodar em terrenos alagados, as pinças de freio do Jimny são posicionadas em posição elevada para evitar perda de eficiência quando estiverem molhadas.

 

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Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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