Saiba tudo sobre o Honda HR-V 2023

Saiba tudo sobre o Honda HR-V 2023

O novo Honda HR-V 2023 finalmente deu as caras oficialmente. E mudou bastante, por fora, por dentro e até na mecânica. https://youtu.be/XtrfpfgF6ic   Lançado em 2015 no mercado brasileiro, já em sua segunda geração, o Honda HR-V já estava precisando de uma atualização por aqui. E essa nova geração, veio bem recheada de novidades.

Pra começar são quatro versões, duas com motor 1.5 flex aspirado, a EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing, e duas com motor 1.5 turbo flex, Advance e Touring. Só não fique tão animado, pois a pré-venda das versões com motor aspirado só começam dia 2 de agosto e as entregas no final do mês, e as com motor turbo só vão aparecer em outubro. Por isso os preços ainda são um mistério.

Entre as boas novidades, está a introdução do pacote de tecnologia de segurança e assistência ao condutor Honda Sensing de série em todas as versões. Ah, antes de continuar, é bom esclarecer que está foi praticamente apenas uma apresentação estática com um ligeiro test-drive de duas pequenas voltas na pista de testes da fábrica, e com apenas uma versão, a EXL Honda Sensing. Coisas da montadora japonesa…

 

Design do Honda HR-V

 

Mas vamos lá. O design é novo, com uma frente que dá um aspecto de maior robustez. Faróis Full-LED são de série em todas as versões. Mas as EX e EXL tem grade com filetes horizontais enquanto que a Advance e Touring é composta por elementos múltiplos. De lado, além de novas rodas, o destaque fica para o perfil estilo cupê, enquanto que na traseira são as lanternas fumê em LED, unidas por uma barra horizontal em LED que também cumpre a função de luz de posição.

Internamente a repaginação também foi completa. Novo volante, painel, quadro de instrumento de 4,2 polegadas no EX e EXL e de 7 polegadas na Advance e Touring, multimídia de 8 polegadas reposicionada, console, laterais e bancos são novos. E o espaço interno para quem senta atrás também aumentou em 35 milímetros no comprimento, além do encosto ter ganho 2 graus adicionais de reclinação. Ou seja, mais espaço e conforto.

Outra novidade é que sistema Magic Seat, que permite a modularidade dos bancos para acomodação de objetos dos mais variados tipos, é de série em todas as versões, o que melhora em muito a versatilidade do HR-V. Interessante também o novo sistema de ar-condicionado digital, com saídas para o banco braseiro, que traz um novo tipo de difusores que permitem escolher entre fluxo normal e disperso.

Capacidade do porta-malas: 354 litros

 

Mas a melhor é o sistema de abertura elétrica do porta-malas na versão Touring. Com a chave no bolso, ao aproximar o pé sob o para-choque ela abre. Ao se afastar ela fecha sozinha. Muito útil caso você tire algum objeto e fique com as mãos ocupadas.

Um diferencial no novo HR-V é o pacote Honda Sensing em todas as versões. Ele é composto do ACC, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que tem como novidade o stop and go; a frenagem autônoma de emergência que detecta também pedestres e veículos em sentido oposto; sistema de centralização e permanência em faixa ativo; farol alto automático; e o LaneWatch que mostra na tela do multimídia a imagem do que vem do lado direito ao acionar a seta. Completa com controle de velocidade em descidas; seis airbags; controles de tração, estabilidade, auxiliar de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas. E agora vamos à mecânica.

Bem, como já disse, as versões EX e EXL virão com o motor 1.5 flex aspirado e câmbio automático tipo CVT, com sete marchas simuladas.                                   

Motor 1.5 Flex – 16V                                                             

                         gasolina    etanol                                   

Potência (cv)        126          126                                   

Torque (kgfm)      15,5         15,8

É o mesmo conjunto mecânico do Honda City. Com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável, entrega 126 cavalos com ambos os combustíveis e uma pequena diferença a mais no torque com etanol. Segundo dados no Inmetro, como você pode ver na tabela, o consumo é melhor do que os declarados na versão anterior com motor 1.8 aspirado, resultado da menor cilindrada do motor e, claro, maior tecnologia aplicada.                                   

Consumo médio (Inmetro – km/l)                                                            

                         1.8                  1.5                                                           

                         E / G              E / G                                   

Cidade        7,7 / 11,0         8,8 / 12,7                                   

Estrada      8,6 / 12,3         9,8 / 13,9

Por outro lado, com 14 cavalos e 1,6 kgfm a menos com etanol, é de se esperar um desempenho inferior. Como a Honda não divulga dados de desempenho, vamos ter que esperar o carro chegar pra teste para ver qual é a diferença real. Mesma coisa com os dados do motor 1.5 turbo flex. Eles ainda não divulgaram. Porém, como o motor é o mesmo usado no CR-V, que tem 190 cavalos com gasolina, estimo que agora, que virou flex, com etanol chegue aos 195.

De qualquer maneira, com certeza será um dos melhores do segmento de SUVs compactos em termos de desempenho. A suspensão também ganhou atenções. Continua com a mesma arquitetura, independente na frente do tipo McPherson e atrás interdependente com eixo de torção. Além de uma recalibragem de amortecedores e molas, novos batentes e buchas na traseira, e um melhoramento no isolamento acústico, tornaram mais confortável o rodar do HR-V.

 

E como anda?

 

Bem, essa parte eu vou ficar devendo com mais detalhes, ou seja, quando o carro chegar para teste. Afinal naquelas duas voltinhas não deu pra sentir muita coisa. Bem pessoal, por enquanto é o que temos do novo Honda HR-V 2023. Se você quer ver todos os itens de série de cada versão, está tudo aqui na descrição junto com a ficha técnica. Um abraço e até a próxima.

 

Informações Técnicas do Honda HR-V 2023:

 


 

Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo

 


 

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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