S10 high tech

GM_FOTO01_FGD_2829 (2414 x 1021)

A nova Chevrolet S10, modelo 2017, só chegará ao mercado no começo do mês que vem, mas já deu as caras no Agrishow, uma das mais importantes feiras agrícolas da América Latina, que vai até o próximo dia 29, em Ribeirão Preto, SP, e com algumas novidades.

É que para enfrentar a concorrência das novas Toyota Hilux, Ford Ranger e até da estreante Fiat Toro, o pessoal da General Motors deu uma boa repensada em vários pontos da S10. Segundo a marca, foram buscar a inspiração na versão norte-americana da picape Colorado, além de introduzir novidades tecnológicas para deixa-la mais confortável e sofisticada no uso urbano.

Externamente, o destaque fica por conta da frente, que ganhou novos capô, grade, faróis e para-choque com apêndices aerodinâmicos e ficou em dia com o DNA global da marca. Lateralmente, os retrovisores receberam repetidores de pisca e, claro, novas rodas de alumínio (aro 16 nas versões de entrada e 18 nas mais sofisticadas). Na traseira, a câmera de ré, quando equipada, fica embutida e há a opção de lanternas em LED.

Internamente, foram mudados os materiais de revestimento, enquanto que o quadro de instrumentos e o painel, com saídas de ar maiores, também são novos. O sistema multimídia foi melhorado. Agora, além da tela de alta resolução e novas funções, tem o Android Auto e o Apple CarPlay para espelhamento de smartphones. Entre os novos itens de comodidade disponíveis, de acordo com a versão, estão o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor central eletrocrômico, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro e acionamento remoto da ignição.

Entre as novidades tecnológicas, além dos já conhecidos controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistentes de partida em rampa e de descida, estão o alerta de desvio de faixa e o de colisão frontal. Por meio de uma câmera na parte superior do parabrisa que “lê” as faixas da via, caso o veículo comece a sair involuntariamente da pista, ele emite um sinal sonoro alertando o motorista. O alerta de colisão frontal permite que seja determinada uma distância do veículo que vai à frente e, caso ele diminua de velocidade bruscamente, luzes vermelhas piscam da base do parabrisa e um alerta sonoro é emitido pelos alto-falantes do sistema de som.

Outra novidade é o sistema OnStar que permite ao motorista acionar uma central que, por meio de um atendente, pode solicitar mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade. Como o sistema funciona por meio de um chip independente do celular, ao serem acionados os airbags, ele entra em contato automaticamente com a central que pode localizar o veículo e enviar socorro. O sistema é gratuito nos primeiros 12 meses.

GM_FOTO02_FGD_2622 (2238 x 1275)
GM_FOTO03_FGD_2779 (1626 x 1085)
GM_FOTO05_FGD_1911 (1584 x 1056)
GM_FOTO06_FGD_1967 (1671 x 1115)
GM_FOTO07_FGD_1999 (1618 x 1080)
GM_FOTO08_FGD_1921 (2073 x 1383)
GM_FOTO04_FGD_2479 (2048 x 1336)

Na motorização não houve modificações. Continua com o motor 2.8 turbodiesel de 200 cavalos ou com o 2.5 flex de até 206 cv. Porém, segundo a fábrica, está até 5% mais econômica em relação aos modelos anteriores, com algumas melhorias. Uma delas é o uso de uma direção com assistência elétrica, equipada com um sistema que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas. O uso de materiais mais leves, pneus do tipo verdes e um novo sistema de gerenciamento das cargas elétricas do motor, também fazem parte dessas melhorias. Nas versões flex, a relação do diferencial de transmissão foi alongada.

Segundo a General Motors, os conjuntos de suspensão e de freio também são novos, enquanto que os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.

A nova S10 tem treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cabine), duas motorizações (2.8 turbodiesel e 2.5 flex), dois tipos de transmissão (automática ou manual, ambas com seis marchas) e dois tipos de tração (4×2 ou 4×4 com reduzida). Os preços ainda não foram divulgados, mas segundo a montadora, deverão ficar no mesmo patamar dos modelos atuais.

 

Fotos: divulgação Chevrolet

7 comentários em “S10 high tech

  1. Sou seu fã incondicional, não perdia um só programa do Vrum, não sei o que houve, mas como opinião pessoal, foi uma péssima substituição do SBT, não tem 05% da qualidade que tinha o seu, grande abraço e parabéns!!!

    1. Obrigado pelo prestígio Paulo. Aguarde que estamos no caminho para fazer vídeos também. Um abraço
      Emilio

  2. Emílio, leio estas matérias tentando ouvir sua voz as narrando, que saudades do vrumm viu? você tem planos de gravar vídeos Emílio? abraço

    1. Caro Flavio, obrigado pelo prestígio. Sim, estamos trabalhando para fazer vídeos também.
      Um abraço

    2. Caro Flavio, obrigado pelo prestígio. Sim, estamos trabalhando para fazer vídeos também.
      Um abraço

Deixe seu comentário: