RAM 1500 Limited: tem uma suspensão de fazer inveja, mas carrega menos que uma Strada!

RAM 1500 Limited: tem uma suspensão de fazer inveja, mas carrega menos que uma Strada!

Uma das marcas que mais cresce no Brasil quando o assunto são picapes grandes premium, é a RAM. E pra não perder o pique, ela está trazendo a RAM 1500 Limited, a mais luxuosa de todas e em duas versões que nós vamos conhecer agora.

 

Ela é baseada na RAM 1500 Rebel que já anda por aqui. Mas tem detalhes exclusivos, tanto de acabamento como de mecânica, que a tornam diferenciada e com uma pegada mais urbana. E, claro, pensada para bolsos bem abonados. Chega em duas versões, a RAM 1500 Limited que tem no visual detalhes cromados, como os para-choques dianteiro e traseiro; gancho de reboque; capas dos espelhos retrovisores; moldura das janelas; rodas de 22”; emblemas e ponteira do escapamento. Seu preço de lançamento, R$529.990,00.

Preço RAM 1500 Limited:  R$ 529.990,00 (maio 2023)

 Já na Night Edition os faróis, que também são Full LED autoajustáveis e direcionais, e as lanternas têm máscara negra; o capô é esportivo; os para-choques na cor da carroceria; enquanto são em preto a grade; o gancho de reboque; os retrovisores; as molduras das janelas; as rodas; os emblemas e as ponteiras de escapamento. Seu preço, também de lançamento, R$539.990,00. No restante são iguais.

 Preço RAM 1500 Limited Night Edition:  R$ 539.990,00 (maio 2023)

Como no prático estribo elétrico que surge ao abrir a porta e facilita entrar e sair. Ou no teto solar panorâmico. E também no luxuoso interior que é preto em ambas, com volante; painel; console; bancos e portas com revestimentos em couro legitimo, madeira e apliques em alumínio. Bancos dianteiros, elétricos, e traseiros tem ventilação e aquecimento. Além de todo o espaço disponível para as pessoas, os bancos traseiros têm encosto reclinável. O quadro de instrumentos de 12 polegadas é configurável. A multimidia vertical, também de 12 polegadas, espelha celular sem fio; tem carregador por indução, e pra ninguém ficar sem bateria no celular, nada menos do que duas tomadas de 115 volts e 9 portas USB, sendo 4 do tipo C de carregamento rápido, no imenso console central. Tem ainda o Ram Connect, que conecta o motorista à picape pelo celular. O retrovisor interno é digital para garantir visibilidade mesmo que cabine e caçamba estejam cheias. Chave presencial, partida por botão, sensor de chuva e crepuscular; freio de estacionamento elétrico e câmera 360 graus, também fazem parte. // A mecânica é conhecida: é o mesmo motor Hemi V8 de 5,7 litros que equipa outros modelos RAM, que entrega 400 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque.

Motor – Hemi V8 – 5,7 l – 16V

Potência:         400 cv

Torque:            56,7 kgfm

O câmbio é automático de 8 marchas. Como novidade, na tração 4×4 tem o modo tração integral que distribui o torque pelas quatro rodas automaticamente, de acordo com a necessidade, e pode ser usado no asfalto aumentando a segurança.

A grande novidade, porém, é a suspensão a ar Active-Level, aonde bolsas de ar substituem as molas, e que, além de nivelar a altura automaticamente independentemente da carga, permite cinco níveis de vão livre do solo. Normal, para uso corriqueiro; Aero, quando a suspensão abaixa 15 milímetros automaticamente em velocidade de cruzeiro na estrada; Off road 1; Off road 2; e Park que ajuda a entrar e sair da cabine ou carregar e descarregar a caçamba. O comando pode ser no painel ou na chave.

Altura livre do solo:

Normal:            21,1 cm

Aero:                 19,6 cm

Off-road 1:       24,1 cm

Off-road 2:      26,2 cm

Park:                15,9 cm

 

Falando de caçamba, apesar de ser uma picape de 400 cavalos, não espere que a Limited seja um burro de carga. Ao contrário. O foco dela é o conforto aos passageiros. De qualquer modo, com quase seis metros de comprimento tem uma caçamba respeitável de 1.200 litros de capacidade, além de mais dois compartimentos laterais, os RamBox, de 107 litros cada.

Comprimento: 5,916 m

Largura:            2,085 m

Altura:               1,972 m

Entre-eixos:      3,670 m

Caçamba:          1.200 l

RamBox:           107 l (cada)

 

Vem com protetor, capota marítima, divisores para modular o espaço da caçamba e tampa que pode ser aberta lateralmente ou verticalmente. A capacidade de carga é de apenas 528 quilos, menos do que os 650 de uma Fiat Strada cabine dupla, por exemplo. Mas pode puxar reboques com até 3.647 quilos. Solução norte-americana típica para picapes.

Capacidade de carga: 528 quilos

Carga máxima rebocável: 3.647 kg (reboque com freio)

 

Desempenho

0 a 100 km/h         7,7 s

Vel. máxima        174 km/h

(corte eletrônico)

 

Consumo médio (Inmetro)

Cidade:          5,5 km/l

Estrada           7,2 km/l

 

Ficha Técnica da RAM1500 Limited:

 

Veja também:

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: