Polo Track chega ao mercado: saiba tudo sobre o novo Gol

Polo Track chega ao mercado: saiba tudo sobre o novo Gol

Modelo de entrada da Volkswagen quer ser o novo Gol. Polo Track 2023 é mais seguro e espaçoso. Confira a avaliação

Este 16 de fevereiro marca o início de um novo tempo para a Volkswagen: é o lançamento oficial das vendas do novo Volkswagen Polo Track 2023. O modelo, revelado em novembro de 2022, enfim começa ser vendido e já está disponível na rede de concessionárias da marca. O produto, que teve pré-venda de R$ 79.990, agora é oferecido por R$ 79.090. O decréscimo no preço é por conta do rádio, que é opcional.

Esse lançamento é importante pois o Polo Track chega com a missão de substituir o Gol, compacto veterano que fez história com 42 anos de produção em série. Várias versões ficaram na memória e ainda estão no imaginário dos fãs, em especial o GTI do anos 1990, modelo muito desejado e valorizado. Para despedir, a marca lançou o Gol Last Edition; já o novato tem a sua Polo Track 1st Edition.

Emílio Camanzi testou o veículo durante lançamento para a imprensa. Assista ao vídeo! Confira também, logo abaixo, a ficha técnica e a lista de equipamentos!

Se no passado o Gol impressionou com suas linhas quadradas ante as icônicas curvas do besouro, o Polo Track aposta em simplificar o design do Polo.  Ele tem uma dianteira exclusiva, com grade mais pronunciada, farol halógeno, rodas de ferro com calotas e peças em plástico preto, fruto da redução de custos. O novo Volkswagen Polo Track é equipado com motor aspirado 1.0, câmbio manual e apenas quatro cores: branco, preto, prata e cinza.

Confira a galeria:



O conceito do carro é ‘robustez’, para ser o carro acessível para frotistas, motoristas de aplicativo ou quem deseja um carro não tão caro. Pensando num carro de entrada, considero adequada tal estratégia. Por outro lado, talvez o Polo perca um pouco do seu ‘glamour’.

LISTA DE EQUIPAMENTOS POLO TRACK 2023

FICHA TÉCNICA POLO TRACK 2023

Polo Track: plataforma e equipamentos

O lançamento do Polo Track faz parte dos R$ 7 bilhões em investimentos na Volkswagen já anunciados no plano ‘Acelera VW’. O carro é feito na nova plataforma MQB, bem mais avançada do que do veterano Gol. Para isso, a planta de Taubaté passou por adaptações, como a compra de 80 novos robôs, os alemães Kuka e japoneses Fanuc.

Entre as mudanças na linha de produção, toda unidade é 100% medida a laser por um bot antes da montagem para conferir as peças que chegam da estamparia. Em outra frente, cada Polo recebe cerca de 103 m de cola-solda, também feita a laser, numa técnica inédita na marca na Região latina.

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Na troca do Gol para o Polo Track, a nova plataforma MQB mostra suas vantagens. Por exemplo, o antigo hatch tem de 8 a 11 módulos eletrônicos, responsáveis por itens como ABS ou airbag, por exemplo. Com o Polo, o número sobe para 24, uma vez que o carro possui mais equipamentos, com possibilidade de chegar a 30, com itens como ACC ou Cluster digital.

Por falar nisso, Volkswagen afirma que o antigo comprador de Gol terá vantagens ao optar pelo novo modelo. O Polo Track oferece 2,56 cm de entre-eixos (maior que o Fastback) e porta malas de 300 litros, números maiores do que o veterano.

O motor 1.0 MPI flex, tem potência de 84 cv e 10,1  de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. No momento não há opção de câmbio automático. O veículo não foi disponibilizado para um test drive.  Também não foi permitida a produção de fotos ou vídeos do modelo e as imagens que ilustram essa matéria foram geradas por computador.


O Polo Track oferece de série quatro airbags, Hold Control, controle eletrônico de estabilidade (ESC), ISOFIX e Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), dentre outros. Tem ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros.  Por outro lado, retrovisores manuais e os encostos de cabeça traseiros são fixos no banco.

O Volkswagen Polo Track 2023 está bem posicionado em relação aos seus concorrentes, com um preço de R$ 79.090. A título de comparação, o Fiat Argo na versão 1.0 é vendido por R$ 78.590, enquanto o Hyundai HB20 Sense 1.0 está custando R$ 79.490 após um aumento de preços em fevereiro.

O Chevrolet Onix, por sua vez, começa em R$ 82.490. Opções mais econômicas incluem o Fiat Mobi por R$ 68.990, o Renault Kwid por R$ 68.190, ou o Citroën C3 por R$ 69.990. Ou seja, a Volks pretende com o Polo Track mirar o consumidor PJ de vendas diretas e ajudar a aumentar a sua posição no ranking das montadoras.

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Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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