Pneu, qual usar?

Pneu, qual usar?

Pneus adequados para off-road

 

Quem se inicia no fora de estrada, muitas vezes, não se preocupa com os pneus de seu 4×4, acreditando que os originais que estão equipando seu veículo são apropriados, também, para incursões mais ousadas. Mas, nem sempre isso é regra.

Por isso, antes de partir para uma trilha mais severa, verifique com alguém mais experiente se os pneus que possui são indicados para off-road mais radical, para não enfrentar dificuldades em trechos mais difíceis, porque os pneus não tracionam. Normalmente, os veículos 4×4 são equipados, de fábrica, com pneus conhecidos como 50/50, ou seja, que tem um comportamento razoável tanto no asfalto, quanto na terra. Se a ideia é fazer trilha radical, o ideal é colocar os chamados “Mud”, com gomos grandes que permitem uma boa tração, principalmente em pisos escorregadios.

E, na hora de trocar, você sabe qual escolher? O correto é pegar o manual e colocar os indicados pelo fabricante, especialmente no que diz respeito à medida. Hoje, dentro da mesma medida, existem vários tipos: meio a meio terra e asfalto, 70% terra ou 70% asfalto, só terra, e por aí vai. Veja qual o uso que você vai fazer do carro e só depois faça sua escolha.

Entretanto, cuidado com os “conselhos”. Muita gente diz para colocar pneus “maiores” (de diâmetro externo maior) para levantar o veículo e passar melhor em lugares com barro, pois diminui a chance de os diferenciais arrastarem no chão. É verdade, esse é o recurso. Mas, lembre-se que, ao fazer isso, a relação final do câmbio estará alterada (ficará mais longa). Resultado: com a tração 4×4 e reduzida, praticamente não se percebe a diferença. Porém, com a tração normal, o carro perderá força para arrancar, ficará mais lento para retomar a velocidade, aumentará o consumo de combustível e, finalmente, o velocímetro marcará uma velocidade menor. Se for partir para esta solução, o correto é, além de levantar a carroceria para que os pneus não raspem na lataria, também reduzir a relação dos diferenciais para manter o desempenho do carro em condições normais, igual ao original.

 

Fotos: arquivo do Blog

 

[su_divider text=”Vá para o topo”]

Para anunciar no Blog, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br ou do formulário de contato do site e solicite nosso Mídia Kit.

[su_divider text=”Vá para o topo”]

[Contact_Form_Builder id=”1″]

[su_divider text=”Vá para o topo”]

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: