Pneu dianteiro avisa

Quando um pneu dianteiro está vazio ou fura, fica fácil identificar que algo está errado. É que a direção puxa para um dos lados. Agora, quando o problema está nos pneus traseiros, a coisa muda de figura.

Às vezes, você roda quilômetros e quilômetros sem perceber nada! A descoberta, quase sempre, só acontece quando fazemos uma curva mais fechada. Aí, sim, o pneu vazio tende a derrapar. A dica, então, é ficar atento a algum balanço diferente no veículo. Algo parecido com um barco navegando, obrigando você a corrigir o volante a todo momento para andar reto.

Se você passou por locais onde poderia haver pregos ou trafegou por estradas com muitos buracos, dobre a atenção. O risco de avarias nos pneus é muito maior do que em condições normais.

Caso você tenha alguma dúvida, faça um teste na reta, dando uma balançada no carro para ver se está tudo certo. Caso você note algum balanço estranho, pare e verifique se tem algum pneu esvaziando. Em caso afirmativo, não rode assim, porque a estabilidade está comprometida. Troque o pneu e procure um borracheiro.

Foto: Emilio Camanzi

 

Deixe seu comentário: