Pequeno notável

Audi A1 Sportback 2016

            Para quem gosta de carro pequeno, muito ágil no trânsito, porém com temperamento pra lá de nervoso, a Audi já trouxe para o Brasil o A1 modelo 2016. Além de alterações mecânicas e algumas ligeiras modificações estéticas por fora e por dentro, continua vindo em duas versões: a Attraction, com motor 1.4 TFSI turbo e a Ambition agora com o 1.8 TFSI turbo de quase 200, para piloto nenhum botar defeito.

O novo modelo continua se caracterizando pela capota pintada em cor contrastante com o restante da carroceria, marca registrada do A1 desde o seu lançamento em 2010. Tem lugar para apenas quatro pessoas e é concorrente direto do Mini. Ficou 2 centímetros mais comprido (3,97 metros) por conta dos novos para-choques, enquanto que o interior ganhou alguns cromados que tornam o acabamento mais sofisticado. As rodas são de aro 16 polegadas na versão de entrada, enquanto que na topo de linha são de 17.

Entre as novidades, está a direção eletro-mecânica com endurecimento variável de acordo com a velocidade. Outra, é o sistema Audi Drive Select, disponível só na versão Ambition, que permite ao motorista alterar as características do motor e do câmbio em três modos: eficiência, auto e dinâmico.

Mas, a melhor delas é exatamente a nova versão Ambition, com motor 1.8 TFSI turbo, com injeção direta e indireta, de exatos 192 cavalos (sete a mais que a versão anterior), capazes de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chegar aos 234 km/h de velocidade máxima. Porém, a versão Attraction com motor 1.4 TFSI, também turbo, com 125 cavalos (3 a mais que a anterior), também não faz feio. Acelera de 0 a 100 em 8,9 segundos e pode chegar aos 204 km/h.

Em ambas, o câmbio é o S tronic robotizado de dupla embreagem com sete marchas, com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de seleção ou em borboletas atrás do volante.

Outra novidade mecânica está no ESC, o controle eletrônico de estabilidade, com vetorização de torque. Pela primeira vez no modelo, ele pode ser desativado em dois níveis diferentes: o “esportivo” permite ultrapassar ligeiramente o limite, enquanto que o “desativado” deixa para o motorista o controle do carro, porém mantendo a vetorização de torque e o controle de tração ativos.

Preços:

A1 Attraction                        R$ 106.990

A1 Ambition                         R$ 124.990

 

Ficha Técnica Audi A1 Sportback 2016

Fotos: divulgação Audi

 

2 comentários em “Pequeno notável

  1. O preço é alto. Um belo “carrinho” mas nessa faixa de preço temos carros com desempenho igual e com muito mais conforto.
    Abraços

    1. Luiz Antonio sou primo de sua mãe Affonso Renato Meira. Tenho um pedido do Marcellino Gallo, parente nosso de Fagnano Castello na Calabria. Telefone-me (11) 35010414

Deixe seu comentário: