Para não tombar

Para quem gosta de andar em terrenos com grandes inclinações, um instrumento muito útil para aumentar a segurança é o clinômetro, chamado erradamente de “inclinômetro”. É um aparelho que, por meio de dois mostradores, indica o quanto o veículo está inclinado, tanto lateral quanto longitudinalmente.

Claro que, ao instalá-lo, você deve saber o quanto seu veículo pode inclinar nas duas direções (normalmente, no manual do proprietário existe essa informação) com segurança, sem ameaçar capotar. Se o veículo tiver sido “levantado”, é aconselhável não ultrapassar os 30º lateralmente.

Como tem uma base móvel que permite regular o aparelho e travá-lo, é preciso que seja instalado no veículo sobre um terreno plano e sem inclinações, para que os mostradores sejam “zerados” e o clinômetro fixado nessa posição.

Feito isso, ao andar com o 4×4 em uma inclinação, basta olhar para os instrumentos que eles indicam instantaneamente a inclinação, mostrando se você está ainda dentro dos limites de segurança. Pode ser encontrado nas lojas especializadas em 4×4 e deve ser instalado no centro do veículo, sobre o painel.

Foto: Emilio Camanzi

Deixe seu comentário: