Nissan Kicks chega mês que vem

Nissan Kicks chega mês que vem

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O Nissan Kicks, primeiro SUV compacto da marca japonesa, já andou por quase todo o Brasil atrás da tocha olímpica. Só faltava a data exata para ele estar à venda, o que foi anunciado ontem: será no dia 5 de agosto, dia de abertura dos Jogos Olímpicos. Vai custar R$ 89.990 na versão SL, a topo de linha, e, por enquanto, a única a ser comercializada. A versão limitada Rio, que já está quase esgotada, sairá por R$ 90.990. Terá apenas três opcionais, pintura metálica por R$ 1.500; bancos em couro por R$ 500 e teto pintado na cor laranja por R$ 2.500. Foi anunciado até o preço das revisões com mão-de-obra inclusa: R$ 419 para as de 10, 30 e 50 mil km; e de R$ 579 para as de 20, 40 e 60 mil km.

Por enquanto, ele será importado do México, onde já é fabricado, e só nessa versão SL. A partir do início do ano que vem, ele será também fabricado aqui, na fábrica da Nissan, em Rezende, RJ, e terá versões mais baratas. Mas, apesar disso, o Brasil será o primeiro país a vender o novo modelo para, só em seguida, ser comercializado no restante da América Latina e em mais de 80 países do mundo.

Considerado um “crossover” pela fábrica, designação de marketing para diferenciar dos concorrentes o mesmo conceito de SUV (sport utility vehicle ou utilitário esportivo) é concorrente direto do Honda HR-V, do Jeep Renegade e do Ford EcoSport. Virá com algumas novidades para enfrentar esse segmento, que está sendo um dos mais concorridos de nosso mercado, como, por exemplo, câmera 360º e o detector de objetos em movimento (Moving Object Detection). Estes sistemas se utilizam de quaro câmeras integradas para visualizar todo o entorno do carro e alertar sobre perigos que não tenham sido notados. Além disso, será possível equipa-lo com vários outros sistemas de segurança, como o controle dinâmico de chassi (Chassi Control), composto por controle dinâmico em curvas (Active Trace Control), estabilizador ativo de carroceria (Active Ride Control) e controle dinâmico de freio motor (Active Engine Brake), sistemas que atuam na suspensão e freios para corrigir eventuais derrapagens nas curvas.

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Outra confirmação foi na mecânica. Como era esperado, o Kicks será equipado com o motor 1.6 flex de 16 válvulas da Nissan, que, apesar de ter sido melhorado, entrega apenas 114 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, tanto com gasolina como com etanol. O motor é equipado com sistema de partida a frio chamado Flex Start que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio com etanol. Segundo a montadora, com uma boa relação peso/potência, o Kicks tem desempenho comparável ao dos rivais equipados com motor de maior cilindrada, além de oferecer um consumo melhor de combustível. Já recebeu a nota “A” em eficiência energética e emissão de gases nocivos dentro do programa de etiquetagem do Inmetro e, também, o selo do CONPET, para os veículos que conseguem o grau máximo de eficiência energética. Os resultados conseguidos pelo Kicks foram de 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina.

O Kicks tem tração dianteira e o câmbio, na versão SL, é o XTronic CVT (de variação contínua), com D-Step e modo Sport. A suspensão é convencional, independente tipo McPherson na dianteira e tipo interdependente com eixo de torção na traseira. As rodas, em liga leve, são de aro 17 polegadas com pneus 205/55 R17. A distância livre do solo é de 20 centímetros, detalhe que permite que se saia bem ao enfrentar lombadas.

Ele mede 4,28 m de comprimento, 1,76 de largura e 1,58 de altura. Com 2,610 m de distância entre-eixos, o Kicks também promete um bom espaço para cinco adultos. O porta-malas tem uma capacidade de 432 litros. O quadro de instrumentos tem velocímetro analógico do lado direito e, na esquerda, uma área configurável em 12 diferentes telas, que incluem computador de bordo, conta-giros, áudio, entre outras. Na tela central colorida do painel, estão o sistema de áudio, câmera de ré, GPS, bem como a integração com smartphones.

Segundo a Nissan, a versão SL, a mais sofisticada, vem bem equipada de série, com itens como sensor de estacionamento; controles eletrônicos de tração e estabilidade; trio elétrico; airbags dianteiros, laterais e de cortina; apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes; sistema Isofix para cadeiras infantis; botão de partida; acendimento automático dos faróis e ar-condicionado automático.

 

Fotos: divulgação Nissan

 

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br