Netflix automotivo

Netflix automotivo

Por Marcelo Iglesias

 

O leitor que gosta de automóveis e acompanha o noticiário do setor já deve ter notado que, de alguns anos para cá, muitos fabricantes passaram a lançar seus carros em etapas. Uma apresentação para mostrar por fora; logo em seguida, outra para mostrar por dentro; mais uma para mostrar suas peculiaridades técnicas e estruturais… até o lançamento acontecer pra valer.

Pode parecer estranho, mas é uma estratégia cada vez mais rotineira. E a razão está em segurar o consumidor para que ele postergue sua compra até a chegada do novo modelo às lojas. No Brasil, quem lançou a moda foi a Ford, no final de 2011.

Naquela época, a norte-americana já estudava uma segunda geração do EcoSport, que se deitava em berço esplêndido no mercado de SUVs compactos. Afinal, era o único da praça e concorria com o até então importado, Tucson (de primeira geração). Acontece que os executivos da Ford foram surpreendidos com a chegada do Renault Duster, em novembro de 2011, que chegou justamente para competir no segmento do EcoSport.

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O jipinho franco-romeno caiu no gosto do público por ser parrudo, ter preços agressivos e um espaço interno que fazia o EcoSport parecer uma quitinete diante de uma cobertura. Para conter uma migração em massa de futuros compradores do novo Eco, a Ford não tardou em mostrar o carro estático, ainda no apagar de 2011, e começou uma maratona de apresentações até a chegada do carro no segundo semestre de 2012.

Ela ainda repetiu a estratégia novamente com a atual geração do kA e, mais recentemente, com a versão aventureira kA FreeStyle, que foi exibida de forma estática, mas só chega no segundo semestre. Até lá, é bem provável que ainda tenhamos mais apresentações de diferentes peculiaridades do escoteiro da Ford.

 

Telefone sem fio

Mas não é só a Ford que tem adotado a estratégia. No ano passado, logo após a chegada do Fiat Argo, a Volkswagen promoveu pequenos encontros com a imprensa para mostrar como o motor turbo 1.0 de 128 cv do Polo era vigoroso. É bem verdade que muito do que foi visto e apreciado ficou embargado, mas os alemães sabiam que sempre tem alguns colegas que não aguentam segurar a língua e, mesmo que não publicamente, deixaram os detalhes correrem na boca miúda.

Pouco depois, em novembro, a Volks antecipou a apresentação do Virtus (que só chegou agora, no fim de janeiro). Na ocasião, podia-se publicar tudo. Teve workshop e até palestra da IBM, que fornece sua tecnologia Watson de Inteligência Artificial para a marca.

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Não demorou nada e a Fiat chamou a imprensa para revelar o Cronos (que chegará no dia 21 de fevereiro). Ela mostrou o carro estático, contou sobre o desenvolvimento e o design do sedã derivado do Argo. Deixou todo mundo publicar o que quisesse, mas não podia fotografar o carro. E no início de janeiro (duas semanas antes do lançamento do Virtus), a marca de Betim selecionou alguns colegas para testar o carro na Argentina, onde é feito.

Dessa vez, ninguém poderia falar nada. Mas, foi só o sedã alemão pipocar na área para que começassem a brotar os primeiros comparativos. E, na semana passada, quem andou no carro pôde publicar suas impressões.

 

Comprar ou esperar?

Essa estratégia tem um impacto no consumidor que anda flertando um carro novo. Todo mundo sabe que o processo de compra pode se arrastar por semanas e até meses. O consumidor busca informações antes de ir até a concessionária. Daí, essas apresentações em conta-gotas mantém o interesse do consumidor em alta.

Em tese, ele ficaria em dúvida entre bater o martelo e esperar a novidade que chegará em breve. Deve funcionar, pois esses vários encontros custam dinheiro e uma coisa que fabricante não faz é botar fogo nele.

Seja como for, em tempos de Netflix, até lançamento de carro se tornou um seriado!

 

Fotos: divulgação montadoras e internet

 

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Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

Contato: (31) 99245-0855

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“As matérias dos nossos colaboradores são de total responsabilidade do seus autores  e não refletem necessariamente a opinião do Carros com Camanzi”

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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