Mitsubishi Triton Tailandesa: Primeira Picape Cinco Estrelas no Latin NCAP
Modelo é o Primeiro do Segmento a Obter a Nota Máxima Segundo os Novos Protocolos de Avaliação
A Mitsubishi Triton, nova geração da L200, conquistou as cinco estrelas no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP, tornando-se a primeira picape a alcançar essa nota máxima de segurança sob os novos critérios de avaliação. Fabricada na Tailândia, a Triton foi submetida aos testes do órgão que avaliaram a segurança para ocupantes adultos e infantis, proteção para pedestres e a eficácia dos sistemas de assistência à condução.
No entanto, é bom lembrar que não ficou claro se a nova Triton produzida na fábrica da HPE, em Catalão, Goiás, que foi apresentada recentemente e chega ao mercado no início de 2026, segue os mesmos padrões de segurança das testadas pelo Latin NCAP. É de se esperar que sim, pois pelo que soubemos não existem diferenças entre elas. Porém, já que o Latin NCAP divulga resultados dos veículos para a América Latina e Caribe, o correto seria testar as unidades produzidas aqui, ou na região, exatamente para divulgar os resultados dos produtos que são vendidos em nosso mercado. Que é o que interessa ao consumidor brasileiro, e não o de um similar que pode levar a distorções em função de pacotes de equipamentos específicos para cada mercado onde o produto é vendido, invalidando sua análise para nós.
Desempenho Positivo em Segurança
A Triton tailandesa foi avaliada em várias categorias, obtendo 89,89% para ocupantes adultos, 91,16% para ocupantes infantis, 86,51% para proteção de pedestres e 92,10% para assistência à segurança na versão de cabine dupla. Na versão de cabine simples, os resultados também foram positivos, com 90,27% para ocupantes adultos e 86,36% para ocupantes infantis. Estes resultados refletem o trabalho da Mitsubishi em melhorar a segurança, especialmente considerando que a versão anterior da Triton foi avaliada em 2019 com zero estrelas.
Tecnologias de Segurança Avançadas
O modelo testado estava equipado com sete airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão, e tecnologias ADAS opcionais, incluindo Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Detecção de Ponto Cego. A proteção para pedestres foi particularmente destacada, sendo, segundo o Latin NCAP, uma das mais altas já registradas por eles para uma picape.
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