Minivans extintas: Renault Espace vira SUV de 7 lugares

Minivans extintas: Renault Espace vira SUV de 7 lugares

Renault lança novo Espace, que abandona visual de minivan. Modelo agora é um SUV familiar, fortemente inspirado no Austral, com 5 ou 7 lugares

O Renault Espace está sendo completamente reinventado. Lançado em 1984, o icônico monovolume mudou radicalmente. Sai o estilo minivan, entra um SUV. Nesta sexta geração, o Espace irá continuar como uma espécie de Austral alongado.

O modelo em breve completará 40 anos e soube se adaptar ao tempo. Na Europa, as vendas de monovolumes no segmento D representaram apenas 5% em 2022, enquanto a categoria de SUVs conseguiu ganhar quase 50% do mesmo bolo. Ou seja, para não perder o produto, a Renault optou por adotar o design do Austral e sua nova plataforma CMF-CD, adicionando 2 lugares na parte de trás ou mais espaço de bagagem.

Visual

Na frente, o Renault Espace retoma todos os elementos de estilo inaugurados pelo Austral e pelo novo Mégane elétrico, que deve ser lançado neste ano no Brasil. Os faróis de LED em formato C e a grade tem padrão xadrez na versão Esprit Alpine ou com barras verticais.

A ex-minivan tem capô nervurado e linhas que percorrem a carroceria acima das caixas das rodas dianteiras e também na traseira. Na traseira, a linha do teto se abaixa ligeiramente para terminar em um pequeno spoiler, benéfico para a aerodinâmica do veículo, que também evoluiu em relação ao Espace de quinta geração. O conjutno óptico traseiro é semelhante ao do Austral, com tiras de LED que percorrem quase toda a largura da tampa do porta-malas.

O novo Renault Espace é maior que o Austral com um comprimento de 4,72 metros, largura de 1,83 metros e altura de 1,64 metros. Isso representa um aumento de 21 cm em relação ao Austral, mas ainda 14 cm a menos do que o antigo Renault Espace. As rodas são aros de 19 ou 20 polegadas.

O entre-eixos é de 2,74 metros, ligeiramente inferior ao atual Espace. A Renault informa que essa ex-minivan tem um raio de giro de 10,4 metros, graças ao sistema de quatro rodas direcionais 4Control. Ou seja, apesar das dimensões, manobra tão bem quanto um Clio.

Versões e mecânica

O novo Renault Espace será vendido na Europa em três versões: Techno, Esprit Alpine e Iconic. Enquanto a primeira oferece um estofamento simples em tecido feito de materiais reciclados, as outras duas oferecem um acabamento muito mais luxuoso. A Esprit Alpine retoma o que foi visto no Austral, com inserções de Alcantara escura com costuras azuis. No Iconic, um couro microperfurado. O teto panorâmico, opcional, contribui significativamente para a sensação de espaço a bordo.

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O banco traseiro é deslizante em 22 cm. Na configuração de sete lugares, o Espace oferece dois assentos separados, mas sem muito espaço para adultos. Na versão de cinco lugares, o porta-malas atinge um volume máximo de 770 litros, um número superior ao antigo Espace V. Com a terceira fileira de assentos no lugar, o porta-malas passa a 159 litros. Na versão de cinco lugares com o banco da segunda fileira rebatido, o volume de carga atinge 1818 litros.

Em relação às opções de motorização, esta 6ª geração do Espace utiliza o E-Tech full hybrid 200 cv. Trata-se do motor a gasolina híbrido, lançado com o Austral. Ele é associado a uma caixa de câmbio automática de 7 velocidades. A Renault anuncia um consumo de 21,4 km/l no ciclo WLTP e até 1100 km de autonomia com um único tanque de 55 litros.

O conjunto é composto por motor turbo TCe 1.2 de três cilindros à gasolina com 130 cv e 205 Nm de torque e outros dois motores elétricos internos de 70 cv alimentados por uma bateria de 400V. Há ainda um motor elétrico secundário HSG de 25 cv para auxiliar na partida e nas mudanças de marcha. Com essa otimização, a Renault anuncia 40% de economia graças ao modo elétrico na cidade.

Os preços ainda não foram divulgados. Não há informação de que esse produto será lançado no Brasil.

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Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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