Minivans extintas: Renault Espace vira SUV de 7 lugares

Minivans extintas: Renault Espace vira SUV de 7 lugares

Renault lança novo Espace, que abandona visual de minivan. Modelo agora é um SUV familiar, fortemente inspirado no Austral, com 5 ou 7 lugares

O Renault Espace está sendo completamente reinventado. Lançado em 1984, o icônico monovolume mudou radicalmente. Sai o estilo minivan, entra um SUV. Nesta sexta geração, o Espace irá continuar como uma espécie de Austral alongado.

O modelo em breve completará 40 anos e soube se adaptar ao tempo. Na Europa, as vendas de monovolumes no segmento D representaram apenas 5% em 2022, enquanto a categoria de SUVs conseguiu ganhar quase 50% do mesmo bolo. Ou seja, para não perder o produto, a Renault optou por adotar o design do Austral e sua nova plataforma CMF-CD, adicionando 2 lugares na parte de trás ou mais espaço de bagagem.

300x250

Visual

Na frente, o Renault Espace retoma todos os elementos de estilo inaugurados pelo Austral e pelo novo Mégane elétrico, que deve ser lançado neste ano no Brasil. Os faróis de LED em formato C e a grade tem padrão xadrez na versão Esprit Alpine ou com barras verticais.

A ex-minivan tem capô nervurado e linhas que percorrem a carroceria acima das caixas das rodas dianteiras e também na traseira. Na traseira, a linha do teto se abaixa ligeiramente para terminar em um pequeno spoiler, benéfico para a aerodinâmica do veículo, que também evoluiu em relação ao Espace de quinta geração. O conjutno óptico traseiro é semelhante ao do Austral, com tiras de LED que percorrem quase toda a largura da tampa do porta-malas.

O novo Renault Espace é maior que o Austral com um comprimento de 4,72 metros, largura de 1,83 metros e altura de 1,64 metros. Isso representa um aumento de 21 cm em relação ao Austral, mas ainda 14 cm a menos do que o antigo Renault Espace. As rodas são aros de 19 ou 20 polegadas.

O entre-eixos é de 2,74 metros, ligeiramente inferior ao atual Espace. A Renault informa que essa ex-minivan tem um raio de giro de 10,4 metros, graças ao sistema de quatro rodas direcionais 4Control. Ou seja, apesar das dimensões, manobra tão bem quanto um Clio.

Versões e mecânica

O novo Renault Espace será vendido na Europa em três versões: Techno, Esprit Alpine e Iconic. Enquanto a primeira oferece um estofamento simples em tecido feito de materiais reciclados, as outras duas oferecem um acabamento muito mais luxuoso. A Esprit Alpine retoma o que foi visto no Austral, com inserções de Alcantara escura com costuras azuis. No Iconic, um couro microperfurado. O teto panorâmico, opcional, contribui significativamente para a sensação de espaço a bordo.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

O banco traseiro é deslizante em 22 cm. Na configuração de sete lugares, o Espace oferece dois assentos separados, mas sem muito espaço para adultos. Na versão de cinco lugares, o porta-malas atinge um volume máximo de 770 litros, um número superior ao antigo Espace V. Com a terceira fileira de assentos no lugar, o porta-malas passa a 159 litros. Na versão de cinco lugares com o banco da segunda fileira rebatido, o volume de carga atinge 1818 litros.

Em relação às opções de motorização, esta 6ª geração do Espace utiliza o E-Tech full hybrid 200 cv. Trata-se do motor a gasolina híbrido, lançado com o Austral. Ele é associado a uma caixa de câmbio automática de 7 velocidades. A Renault anuncia um consumo de 21,4 km/l no ciclo WLTP e até 1100 km de autonomia com um único tanque de 55 litros.

O conjunto é composto por motor turbo TCe 1.2 de três cilindros à gasolina com 130 cv e 205 Nm de torque e outros dois motores elétricos internos de 70 cv alimentados por uma bateria de 400V. Há ainda um motor elétrico secundário HSG de 25 cv para auxiliar na partida e nas mudanças de marcha. Com essa otimização, a Renault anuncia 40% de economia graças ao modo elétrico na cidade.

Os preços ainda não foram divulgados. Não há informação de que esse produto será lançado no Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br