Mercedes revela nova geração do AMG GT Coupe

Mercedes revela nova geração do AMG GT Coupe

Esportivo preserva motor 4.0 V8 com até 585 cavalos. Novo Mercedes-AMG GT Coupe 2024 tem inédita opção 2+2 na carroceria

A Mercedes-AMG revelou a segunda geração do Mercedes-AMG GT Coupe com uma boa notícia para os puristas de motores à combustão. O esportivo alemão preserva o emblemático motor motor AMG V8 Biturbo de 4.0 litros feito à mão. Agora o GT Coupé promete oferecer uma experiência de direção emocionante, juntamente com maior conforto e praticidade para uso diário, além de suspensão AMG Active Ride Control, aerodinâmica ativa e direção nas rodas traseiras.

Nesta nova geração, o modelo apresenta uma estrutura de corpo de alumínio composto que acomoda um interior espaçoso com opção de assentos 2+2 e amplo espaço de bagagem. Trata-se da quinta série independente na linha Mercedes-AMG, seguindo os modelos como o SLS, o primeiro GT, o GT Coupe de 4 portas e o SL.

O Mercedes-AMG GT Coupe será lançado em duas versões: AMG GT 63 Coupe e o AMG GT 55 Coupe, ambos com variantes de desempenho do motor AMG 4.0 V8 biturbo. Os motores são montados inteiramente à mão no local da empresa em Affalterbach, de acordo com o princípio “One Man, One Engine” (Um Homem, Um Motor).

No modelo topo de linha GT 63 4MATIC+, o motor entrega 585 cv e oferece um torque máximo de 800 Nm em uma ampla faixa de rotações do motor, de 2.500 a 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 3,2 segundos, e a velocidade máxima é de 315 km/h. Já o GT 55 4MATIC+ , a unidade V8 desenvolve uma potência 476 cv e um torque máximo de 700 Nm. A arrancada de zero a 100 km/h ocorre em 3,9 segundos, e a velocidade máxima é de 295 km/h.

Para uso no AMG GT Coupé, o motor recebeu um novo cárter de óleo, um intercooler reposicionado e ventilação ativa do cárter. As portas de entrada e saída foram otimizadas para uma troca de gases mais eficaz, e o encaminhamento dos gases de escape para a caixa do catalisador e o filtro de partículas Otto foi ampliado.

O time de Affalterbach conseguiu potência adicional do AMG GT 63 4MATIC+ Coupé principalmente por meio de uma pressão de sobrealimentação mais alta e um maior fluxo de ar, bem como software de motor modificado.

Design

As novas dimensões do Mercedes-AMG GT Coupe incluem a opção de assentos 2+2, oferecendo novas possibilidades de design para o exterior. Caracterizado por uma distância entre eixos longa, balanços curtos e para-brisa inclinado acentuadamente, o cupê projeta uma postura dinâmica e compacta.

A grade distintiva específica da AMG chama a atenção, e a entrada de ar inferior enfatiza a largura do veículo. Os faróis padrão DIGITAL LIGHT realçam o caráter distinto do Mercedes-AMG GT Coupe, com detalhes precisos e gráficos cativantes: aassinatura icônica da luz diurna, reconhecida pelos três “pontos de luz”, garante o reconhecimento imediato do AMG GT.

A silhueta fastback e a tampa do porta-malas espaçosa resultam do design da área envidraçada compacta, contribuindo para uma traseira esculpida que apresenta um spoiler ativo e retrátil. As lanternas traseiras de LED, conectadas horizontalmente exibem “pontos de luz” tridimensionais.

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O interior do novo AMG GT Coupe 2024 ficou bem diferente do anterior. O cockpit tem tela central de 14,3″ no console central, é orientado para o motorista, enquanto o painel de instrumentos totalmente digital está incorporado em um visor tridimensional.

A novidade é a a opção de assentos 2+2, garantem amplo espaço interior. Os bancos traseiros atendem com menos de 1,52 metro de altura. A tampa do porta-malas EASY PACK, combinada com o HANDSFREE ACCESS, simplifica as tarefas de carga e descarga. Os encostos de banco traseiro dobráveis oferecem flexibilidade para expandir o compartimento de bagagem. Aliás, o esportivo oferece 321 litros no porta-malas, que chega aos 675 com bancos rebatidos. Ótimo volume!

Outra novidade interessante, a nova suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL combina molas a ar com amortecedores adaptativos, possibilitando controle preciso da altura da carroceria e ajustes de amortecimento.

Além disso, conta com direção nas rodas traseiras, o que aumenta a agilidade do veículo em baixas velocidades e melhora a estabilidade em altas velocidades. As rodas traseiras giram na direção oposta às rodas dianteiras em baixas velocidades, reduzindo o raio de giro. Em velocidades mais altas, as rodas traseiras giram na mesma direção, melhorando a estabilidade.

Cores e disponibilidade

O novo Mercedes-AMG GT Coupe 2024 deverá chegar no próximo ano no Brasil. Estará disponível em 11 cores de pintura e oito designs de rodas, bem como cinco pacotes de design externo, permitem que os clientes adaptem a aparência do modelo às suas preferências.

Ficha Técnica

CaracterísticaAMG GT Coupe 63S
Motor
Número de cilindros/arranjo8/V
Cilindrada3982 cc
Potência nominal430 kW/585 hp
a velocidade do motor5500-6500 rpm
Torque nominal800 Nm
a velocidade do motor2500-5000 rpm
Taxa de compressão8.6
Formação da misturaInjeção de gasolina controlada por microprocessador, biturbo
Transmissão
Layout do sistema de traçãoTração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+
TransmissãoAMG SPEEDSHIFT MCT 9G (transmissão automática com embreagem multidisco úmida)
Relações de marcha
1ª/2ª/3ª/4ª/5ª/6ª/7ª/8ª/9ª marcha5.35/3.24/2.25/1.64/1.21/1.00/0.87/0.72/0.60
Marcha a ré4.80
Suspensão
Eixo dianteiroSuspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização semi-ativa por barras antirrolagem, braços de suspensão duplos de alumínio, controle de mergulho, molas helicoidais e amortecimento ajustável adaptativo
Eixo traseiroSuspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização semi-ativa por barras antirrolagem, braços de suspensão duplos de alumínio, controle de mergulho, molas helicoidais e amortecimento ajustável adaptativo
Sistema de freios
Sistema de freio hidráulico de duplo circuitoDianteiro: discos de freio composto de 390 mm, ventilados e perfurados, pinça fixa de alumínio de 6 pistões; Traseiro: discos de freio composto de 360 mm, ventilados e perfurados, pinça flutuante de alumínio de 1 pistão; freio de estacionamento elétrico, ABS, Assistência de frenagem, ESP® de 3 estágios
Direção
Direção eletromecânica sensível à velocidade com pinhão e cremalheiraRelação de direção variável (14,4:1 no centro morto) e assistência de potência variável. Direção nas rodas traseiras com ângulo de roda de até 2,5°
Rodas
Dianteira: Rodas 10,5Jx 20 ET42; Traseira: Rodas 11Jx 20 ET33
Pneus
Dianteira: 295/35 ZR 20; Traseira: 305/35 ZR 20
Dimensões e pesos
Distância entre eixos2.700 mm
Pista dianteira/traseira1.683/1.686 mm
Comprimento/altura/largura4.728/1.354/1.984 mm
Raio de giro12.5 m
Capacidade do porta-malas321-675 litros
Peso vazio (de acordo com EC)1.970 kg
Carga útil190-350 kg
Capacidade do tanque (total/reserva)70/10 litros
Desempenho, consumo, emissões
Aceleração 0-100 km/h3.2 segundos
Velocidade máxima315 km/h
Consumo combinado de combustível, WLTP14,1 l/100 km
Emissões combinadas de CO₂, WLTP319 g/km
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Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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