Mercedes-Benz Classe E: esse já anda quase sozinho

Mercedes-Benz Classe E: esse já anda quase sozinho

16c300_29_d292324-1-2000-x-977Os carros que andam, param e estacionam sozinhos, os chamados autônomos, onde o motorista também se torna um passageiro, já são praticamente uma realidade. A norte-americana Tesla já os vende. Mas, alguns acidentes têm feito as autoridades não baterem ainda o martelo para sua liberação total para trafegar de maneira autônoma, tanto nos Estados Unidos como na Europa.

Porém, enquanto isso, as fábricas vão desenvolvendo seus produtos. E a Mercedes-Benz é uma delas, com o novo Classe E 250. É a décima geração do modelo, que chega por aqui em três versões, com um design diferenciado e um interior com muito luxo. Todas vêm com um motor 2.0 litros turbo de 211 cavalos e com a nova transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades, garantindo um comportamento ágil. O sedã acelera até 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.

O modelo marca, também, a apresentação mundial de diversas inovações técnicas para uma condução mais segura, com uma nova dimensão na assistência ao condutor. Sistemas de informação, entretenimento e controle integram o conceito Intelligent Drive e oferecem uma experiência de condução semiautônoma. Destaques também são a carroceria mais leve, apenas 1.615 quilos (65 kg a menos do que a versão anterior) e uma melhor aerodinâmica, com um Cx de 0,23. Um conjunto de novidades que segundo a marca, classificam o Classe E, que é o sedã da Mercedes-Benz mais vendido no mundo, como o modelo mais inteligente do segmento.

O novo Classe E ganhou um toque mais esportivo, com um estilo que lembra um cupê. Comparado ao seu antecessor, a distância ente eixos aumentou 65 milímetros (2.939 / 2.874) e o comprimento total, 43 milímetros (4.923 / 4.880), traduzindo-se em mais espaço interno. Mas, não perdeu suas características típicas, como o capô alongado. A versão Exclusive traz a clássica grade do radiador da Mercedes-Benz, com a estrela no capô. Já a versão Avantgarde é identificável pela grade do radiador esportiva, com a estrela da marca como elemento central.

 

Tecnologia

O novo Classe E chega ao Brasil com o que há de mais moderno em termos de sistemas de assistência e segurança. Como o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), disponibilizado de série, que pode alertar o motorista em situações de colisão iminente e, se necessário, frear de maneira autônoma. Além de identificar veículos lentos ou estacionados, reduzindo a velocidade, o sistema também pode detectar pedestres atravessando a área de risco à frente do veículo.

Os destaques do pacote Driving Assistance incluem o Drive Pilot, que é o próximo passo da Mercedes-Benz no caminho da condução autônoma. Em autoestradas e estradas menores, o Controle de Distância Ativo Distronic mantém a distância do veículo à frente e permite segui-los a uma velocidade de até 210 km/h. Para cooperar na tarefa, vem também com o sistema Controle de Direção Ativo, que auxilia a fazer curvas até de raio médio. Outro item é o Assistente Ativo de Manutenção de Faixa, que atua em velocidades entre 60 e 200 km/h, alertando o condutor por meio de vibrações no volante que está saindo da faixa. Se o condutor não reagir ao aviso, o sistema pode acionar os freios de um lado para ajudar a trazer o veículo de volta ao centro da pista.

Além disso, o novo Classe E traz os faróis Multibeam LED de alta resolução, cada um com 84 LEDs controlados individualmente, que iluminam o caminho automaticamente com uma distribuição de luz que não ofusca outros usuários da via. Outros sistemas presentes de série no modelo são o Crosswind Assist (assistente de ventos transversais), evitando que o veículo desvie muito da pista em caso de ventos fortes, e o Attention Assist, com sensibilidade ajustável, que pode alertar o motorista em caso de distração ou sonolência.

O sedã também vem equipado, de série, com a suspensão Agility Control, com sistema de amortecimento seletivo, que se ajusta automaticamente às condições do piso. Na versão Avantgarde, que tem uma personalidade esportiva, é 15 milímetros mais baixa.

O sistema multimídia fica reunido em uma tela central de 12,3 polegadas sensível ao toque e comandos no volante. Mas, há também botões para o acesso rápido às funções e controles. Entre as sofisticações, uma iluminação interna feita exclusivamente com LEDs, com uma variedade de 64 cores, distribuída pelos frisos, display central, porta-objetos no console, maçanetas, bolsos nas portas, áreas dos pés dianteiras e traseiras, e console de teto.

[su_slider source=”media: 7532,7533,7534,7537,7538,7536,7539″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

Três versões

O novo Classe E é oferecido no mercado brasileiro em três versões de acabamento e design. Para marcar a estreia do novo E 250, a marca preparou a versão especial Exclusive Launch Edition, que traz entre alguns itens exclusivos, as rodas de liga leve com 19 polegadas de diâmetro. Essa versão especial compartilha o acabamento com o E 250 Exclusive, que usa rodas com 18 polegadas. O interior tem acabamento em madeira brilhante marrom escuro, os pneus são do tipo run flat, tem câmera traseira, Parking Pilot com Active Parking Assist Parktronic (estacionamento automático em vagas longitudinais ou transversais), fechamento remoto da tampa do porta-malas, pacote Driving Assistance e Drive Pilot. Todas as versões do novo E 250 tem integração com as plataformas Apple Car Play e Android Auto e acesso sem uso de chave (Hands Free Access).

Já o E 250 Avantgarde tem o interior diferenciado com acabamento em alumínio. Como nas outras versões, o cliente pode optar pelo revestimento dos bancos em couro nas cores preto, preto/marrom e preto/bege.

 

Preços:

Avantgarde                          R$ 309.900

Exclusive                              R$ 319.900

Exclusive Lauch Edition   R$ 325.900

 

Ficha Técnica

Mercedes-Benz Classe E 250
Cilindrada 1.991 cm³
Cilindros 4 em linha
Potência 211 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 35,7 Kgfm entre 1.200 – 4.000 rpm
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,9 s
Velocidade máxima 250 km/h*
Peso (kg) 1.615
Pneus 245/45 R18 (Avantgarde)

245/45 R18 (F) / 245/40 R18 (R) (Exclusive)

245/40 R19 | 275/35 R19 (Exclusive Launch Edition)

Capacidade do porta-malas 540 litros
Tanque de combustível 50/7 litros
Dimensões

Comprimento

Largura

Altura

 

4,923 m

1,852 m

1,474 m

* Limitada eletronicamente.

 

Fotos: divulgação Mercedes-Benz

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: